Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira

Valorpneu lança concurso para abertura de novos centros da rede de recolha na Área Oeste do Distrito de Lisboa

A Valorpneu lançou, no dia 24 de janeiro, um concurso para abertura de novos Centros da Rede de Recolha nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa.

Com uma cobertura em todo o território nacional e regiões autónomas, a entidade gestora de pneus usados em Portugal tem como objetivo com esta iniciativa a manutenção da prestação de um serviço eficaz e de qualidade da rede do Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU).

Segundo Climénia Silva, diretora-geral da Valorpneu: “Torna-se necessário manter uma dinâmica de gestão que integre novos Centros de Recolha pelo país, locais onde os detentores de pneus usados (oficinas, retalhistas de pneus e outras entidades) possam depositar os pneus que retomam dos seus clientes”.

O concurso encontra-se publicitado no site na Valorpneu (www.valorpneu.pt), com o anúncio e o programa do concurso e os anexos a este programa que incluem as normas e critérios de seleção, o manual de normas e procedimentos de centros da rede de recolha e as minutas dos contratos. A receção de candidaturas termina no dia 1 de março de 2024.

Após serem entregues as candidaturas e realizadas as respetivas vistorias, segue-se um período de avaliação, seleção e, finalmente, publicação dos resultados do concurso.

Atualmente, a rede de recolha da Valorpneu é constituída por 39 Centros da Rede de Recolha no Continente, 8 na R.A. dos Açores e 1 na R.A. da Madeira.

Sobre a Valorpneu

A Valorpneu é uma organização sem fins lucrativos constituída em fevereiro de 2002, com o objetivo de organizar e gerir o sistema de recolha e destino final de pneus usados através de um sistema articulado de processos e responsabilidades que visa o correto encaminhamento dos pneus em fim de vida, promovendo a recolha, separação e valorização.

Além disso, a Valorpneu promove ainda a sensibilização e comunicação para incentivar as boas práticas e fomentar a utilização dos materiais reciclados de pneu, bem como o financiamento de atividades de I&D que contribuam para atingir os seus objetivos.

Este sistema é financiado pela cobrança de um Ecovalor aquando da venda de um pneu introduzido no mercado nacional.

Mais informações em:
https://www.valorpneu.pt/

Fonte: CV&A

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.