Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Partido divulgou os cabeças de lista às Legislativas de 10 de março 2024

Eurico Brilhante Dias e Alexandra Leitão voltam a ser candidatos do PS por Leiria e Santarém

Eurico Brilhante Dias

Eurico Brilhante Dias e Alexandra Leitão voltam a candidatar-se nas listas do PS pelos Círculos Eleitorais de Leiria e Santarém. O atual líder parlamentar do PS concorreu em segundo lugar na lista de Leiria, atrás de António Lacerda Sales, que agora não se candidata por estar a ser investigado no caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento mais caro do país, passando agora a liderar a lista. Já a ex-secretária de Estado Adjunta e da Educação e ex-ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, volta a liderar a lista de Santarém, como já ocorreu em 2022.

O Partido Socialista reuniu nesta quarta-feira a sua Comissão Política Nacional, com o objetivo de aprovação dos candidatos à Assembleia da República nas eleições legislativas do próximo dia 10 de março de 2024. O conjunto das listas dos vários distritos do país foi aprovado com 84% de votos a favor, 13% de abstenções e 3% de votos contra (apenas 3 votos contra num total de 86 votantes).

As listas dos candidatos a deputados pelo Partido Socialista revelam, segundo o partido,”uma ampla experiência, competência e provas dadas em vários domínios da sociedade: sem experimentalismos, num momento em que Portugal precisa de estabilidade, previsibilidade e segurança. Face ao ano de 2022, o Partido Socialista apresenta-se a eleições com uma ampla renovação de cabeças de lista (cerca de 50%) e preservando a marca da igualdade de género (45%, ou seja 10 dos cabeças de lista são mulheres).”

Na reunião da Comissão Política Nacional, o PS reafirmou a sua missão e a certeza de que tudo fará para voltar a ser merecedor da confiança dos Portugueses, prosseguindo um caminho de desenvolvimento económico e social iniciado em 2015, agora com uma força renovada.

Nesta reunião foi também apresentado o Compromisso Ético, que terá de ser subscrito por todos os candidatos do Partido Socialista, e cujo teor se encontra em anexo. O Partido Socialista apresenta-se aos Portugueses unido e francamente mobilizado para o combate eleitoral do dia 10 de março.

Cabeças de lista dos distritos

Eurico Brilhante Dias – Leiria

Eurico Brilhante Dias nasceu em 1972, em Lisboa.
É Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA Lisboa, Mestre e Doutorado em Ciências Empresariais pelo ISCTE-IUL.
Exerceu funções de docência e investigação em diversas instituições de Ensino Superior, sendo, atualmente, Professor Auxiliar na ISCTE Business School e Investigador Associado da Business Research Unit – ISCTE
Foi deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura.
Foi Secretário de Estado da Internacionalização entre 2017 e 2019.
É, desde 2022, Líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.


Alexandra Leitão – Santarém

Alexandra Leitão

Nasceu em 8 de abril de 1973. Doutorada em Direito, é jurista e professora universitária. Foi Secretária de Estado Adjunta e da Educação e Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública. Atualmente é deputada Assembleia da República, na XV legislatura.

Pedro Nuno Santos – Aveiro

Pedro Nuno Santos é o atual Secretário-Geral do Partido Socialista, eleito em dezembro de 2022 e candidato a primeiro-ministro, ocupando o lugar cimeiro da lista de deputados do seu círculo eleitoral de origem: Aveiro.
Nasceu em São João da Madeira a 13 de abril de 1977 e é licenciado em Economia pelo ISEG –UL.
Foi ministro das Infraestruturas e da Habitação no XXI, XXII e XXIII Governos Constitucionais entre 2019 e 2022. Foi Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares entre novembro de 2015 e fevereiro de 2019. Antes foi deputado à Assembleia da República na X e XII Legisltura e Secretário-geral da Juventude Socialista entre 2004 e 2008.

Francisco César – Açores

Nasceu em 11 de novembro de 1978, em Lisboa.
É Licenciado em Economia, pelo ISEG e concluiu um MBA Essentials, na The London School of Economics and Political Science – LSE e Corporate Sustainability Management: Risk, Profit and Purpose, Yale School of Management.
Foi Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
É atualmente deputado à Assembleia da República, eleito pelos Açores na XV legislatura.

Nelson Brito – Beja

Nélson Brito nasceu em 1975, em Aljustrel.
É Licenciado em Direito.
Foi Presidente da Câmara de Aljustrel entre 2009 e 2021.
E é atualmente presidente da Federação do PS do Baixo Alentejo.

Jose Luís Carneiro – Braga

Nasceu em Baião, em 1971.
É licenciado em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Africanos.
Foi Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no XXI Governo Constitucional. Foi eleito deputado à Assembleia da República nas X, XIII, XIV e XV Legislaturas.
Foi docente Universitário na Universidade Lusíada e no Instituto de Ciências da Informação e Administração (Aveiro). Foi presidente da Câmara Municipal de Baião, entre novembro de 2005 e outubro de 2015, e presidente da Associação Nacional dos Autarcas Socialistas, entre janeiro de 2014 e outubro de 2015.
Foi Secretário-geral adjunto do Partido Socialista, entre 2019 e 2022.
Atualmente, é Ministro da Administração Interna.

Isabel Ferreira – Bragança

Isabel Ferreira nasceu em Nampula, Moçambique, em 1974 e é atualmente Secretária de Estado da Valorização do Interior, cargo que já ocupava no anterior Governo.
É licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto e Mestre, Doutorada e com Agregação em Ciências pela Universidade do Minho. É Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico de Bragança, do qual foi Vice-Presidente, Diretora do Centro de Investigação de Montanha e Mentora dos Laboratórios Colaborativos MORE e AQUAValor.
É investigadora e já recebeu várias distinções, com destaque para o Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação Científica, em 2001;  e em 2019 recebeu da Comissão Europeia o prémio Europeu de Inovação Social.

Nuno Fazenda – Castelo Branco

Nuno Fazenda nasceu na Covilhã, em 1976.
É Doutorado pelo Instituto Superior Técnico em Planeamento Regional e Urbano, Mestre pela Universidade de Aveiro em Gestão e Políticas Ambientais e Licenciado em Turismo pela Universidade do Algarve.
Foi professor da Universidade Católica Portuguesa na área do Turismo.
Foi deputado eleito pelo distrito de Castelo Branco à Assembleia da República Portuguesa.
Exerce, atualmente, as funções de Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Ana Abrunhosa – Coimbra

Ana Abrunhosa nasceu em Angola, em 1970.
É Licenciada em Economia, Mestre em Economia e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1995.
Foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), desde maio de 2014 a outubro 2019.
É Ministra da Coesão Territorial desde 2019.

Luís Dias  -Évora

Luís Dias nasceu em Montemor-o-Novo em 1983.
É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, com pós-graduação em Gestão Informática, e mestrado em Políticas Públicas e Projetos da Universidade de Évora.
É atualmente Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas e Presidente da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista.

Jamila Madeira – Faro 

Jamila Madeira nasceu em Loulé a 17 de julho de 1975.
É licenciada em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão.
Foi deputada à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro nas VIII, IX, XI, XIII, XIV e XV legislaturas. E foi deputada ao Parlamento Europeu entre 2002 e 2009.
Integrou o XXII Governo Constitucional como Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.
Entre 2000 e 2004 foi Secretaria Geral da Juventude Socialista.

Ana Mendes Godinho – Guarda

Ana Mendes Godinho nasceu em Lisboa, em 1972.
É Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Foi Secretária de Estado do Turismo do XXI Governo Constitucional, de 2015 a 2019.
É Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desde 2019.

Mariana Vieira da Silva – Lisboa

Mariana Vieira da Silva nasceu em Lisboa, em 1978.
É Licenciada em Sociologia, pelo ISCTE-IUL e concluiu a parte curricular do doutoramento em Políticas Públicas, no ISCTE, encontrando-se a terminar uma dissertação sobre Políticas de Saúde e de Educação em Portugal.
Exerceu no XXI Governo Constitucional as funções de Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2019, e de Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, entre fevereiro e outubro de 2019.
No XXII Governo Constitucional exerceu as funções de Ministra de Estado e da Presidência, Ministério que continuou a assumir no XXIII Governo Constitucional.

Paulo Cafôfo – Madeira

Nasceu no Funchal, em 1971.
Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1995. Professor de História, foi Presidente da Câmara Municipal do Funchal, entre 2013 e 2019.
Exerceu ainda o cargo de Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e da Confederação dos Municípios Ultraperiféricos. Foi Deputado à Assembleia Legislativa Regional da Madeira e Presidente do PS Madeira, entre 2020 e 2022. Atualmente, é Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Ricardo Pinheiro – Portalegre

Nasceu em 28 de agosto de 1980.
Licenciado Engenharia Eletrotécnica. Foi Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior de 2009 a 2019.
Foi Secretário de Estado do Planeamento e Deputado à Assembleia da República, nas XIV e XV legislaturas, sendo atualmente deputado eleito pelo círculo de Portalegre.

Francisco Assis – Porto

Francisco Assis nasceu em 1965, em Amarante.
É Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Professor Convidado da Universidade Lusíada.
Foi Presidente da Câmara de Amarante de 1989 a 1995, Deputado à Assembleia da República (de 1995 a 2002 e de 2009 a 2014), Presidente do Grupo Parlamentar Socialista (de 1997 a 2002 e de 2009 a 2011) e Deputado Europeu (de 2004 a 2009 e de 2014 a 2019).
Em 2020, foi eleito Presidente do Conselho Económico e Social, tendo sido reeleito em 2022.

Ana Catarina Mendes – Setúbal

Ana Catarina Mendes nasceu em 1973, em Coimbra.
É Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, frequentou e concluiu a parte curricular do mestrado em Novas Fronteiras do Direito no ISCTE-IUL. Foi advogada.
Foi eleita deputada à Assembleia da República nas VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII e XIV Legislaturas, tendo sido presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista nesta última.
Assumiu a funções de secretária-geral adjunta do Partido Socialista, entre 2015 e 2019.
Atualmente, exerce funções como Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

Marina Gonçalves – Viana do Castelo

Marina Gonçalves nasceu em Caminha, em 1988.
É Licenciada em Direito e Mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Entre 2019 e 2020, desempenhou funções como deputada pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, tendo sido, também, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Entre 2020 e 2023, exerceu funções de Secretária de Estado da Habitação, tendo assumido desde então a pasta de Ministra da Habitação.

Fátima Correia Pinto – Vila Real

Fátima Correia Pinto nasceu em agosto de 1984.
É mestre em Gestão Empresarial  pela UTAD e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.
Foi administradora Executiva da Empresa Municipal Gestão de Equipamentos do Município de Chaves e vice-presidente da Associação Termas de Portugal.

É atualmente deputada à Assembleia da República.

Elza Pais – Viseu

Nasceu a 22 de novembro de 1958.
Licenciada e mestre em Sociologia. Investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Foi Secretária de Estado da Igualdade, no XVIII Governo Constitucional;
Foi Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; Coordenadora da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica; Coordenadora Nacional do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (2007); Presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência; Alta Comissária do Projeto Vida; e docente na Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.
Foi Deputada à Assembleia da República nas XI, XII, XIII e XIV Legislaturas.

Paulo Pisco – Europa

Paulo Pisco nasceu em 1961.
É Licenciado em Filosofia e pós-graduado em Estudos Europeus e foi jornalista.
Foi deputado na VIII, XI, XII, XIII, XIV, XV legislaturas, cargo que atualmente ocupa.

Augusto Santos Silva – Fora da Europa

Augusto Santos Silva é presidente da Assembleia da República desde 29 de março de 2022.
Nasceu no Porto a 20 de agosto de 1956 e é doutorado em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e autor de várias obras nas áreas da sociologia e do pensamento político.
Foi varias vezes ministro da República, tendo ocupado o cargo de Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Defesa Nacional, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro da Educação, Ministro Cultura e Secretário de Estado da Administração Educativa.
Foi Deputado à Assembleia da República nas IX e XII legislaturas (2002-2005; 2011) e pró-reitor da Universidade do Porto (1998-1999).

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.