Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Livro ‘Forte de Peniche - Memória, Resistência e Luta’ apresentado no Politécnico de Leiria

Capa do livro

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) promovem esta quinta-feira, dia 25 de janeiro, pelas 17h30, a apresentação do livro ‘Forte de Peniche — Memória, Resistência e Luta’.

O evento tem lugar na Sala Berlenga da ESTM, em Peniche, estando a apresentação a cargo de João Neves, do conselho diretivo da URAP — União de Resistentes Antifascistas Portugueses, e de Aida Rechena, diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade. A sessão conta ainda com um momento cultural com o Maestro Carlos Alves.

Através de numerosos elementos bibliográficos, desde poemas, fotografias e fac-símiles de documentos, o livro inclui informações sobre a história da Fortaleza e relata as diversas fases do vasto movimento de opinião democrática que, a partir de 2016, se opôs ao então anunciado propósito de ocupar aquele espaço com uma unidade hoteleira de luxo.

Segundo a sinopse da obra, são ainda destacadas as “desumanas e vingativas condições enfrentadas pelos presos políticos, as suas lutas e a sua coragem e dignidade sempre reafirmadas, a solidariedade que receberam os muitos que sofreram nesta cadeia que foi parte integrante do cruel e poderoso aparelho repressivo do fascismo português”.

Mais informações sobre a obra estão disponíveis em http://tinyurl.com/mwvbrae7.

     Fonte: CA|On-It

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.