Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

INE confirma êxito excecional da região em todos os indicadores e cresce 11,9%

Turismo do Centro de Portugal supera recorde em 2023 com quase 8 milhões de dormidas

Passadiços do Mondego

Os resultados preliminares da atividade turística no país em 2023, divulgados esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), comprovam o desempenho excecional do Centro de Portugal. O ano passado foi o melhor de sempre para o turismo na região, que se destacou em vários indicadores, como o número de dormidas e de hóspedes, a taxa de ocupação e os proveitos totais. Estas são notícias muito gratificantes para os empresários que investem no turismo da região.

Os dados do INE mostram que o Centro de Portugal recebeu quase 8 milhões de dormidas nos alojamentos turísticos entre janeiro e dezembro de 2023 – mais concretamente, 7.965.898. Este valor, nunca antes alcançado pela região, representa um aumento significativo de 11,6% em comparação com 2019, que era o ano de referência na atividade turística no Centro de Portugal. Se compararmos com 2022, a subida é ainda mais impressionante, na ordem dos 11,9%.

Este grande acréscimo de dormidas em 2023 na região verificou-se tanto nas dormidas dos visitantes nacionais como dos que chegaram de fora do país. As dormidas de residentes em Portugal subiram de forma expressiva: tinham sido 4.016.888 em 2019 e os números preliminares de 2023 apontam para 4.663.421. Uma subida de 16,1%, que mostra que o território do Centro de Portugal atrai cada vez mais visitantes de outras regiões nacionais.

Ao mesmo tempo, as dormidas de visitantes internacionais continuaram a aumentar. Os números preliminares de 2023 indicam um aumento de 5,9%, em relação a 2019, totalizando 3.302.477 dormidas.

Acresce que os números revelados podem ainda ser revistos em alta, quando os dados preliminares do INE se tornarem definitos, em julho.

     Taxa de ocupação está em alta

Os números positivos da região comprovam-se igualmente no indicador do número de hóspedes. No total, o Centro de Portugal recebeu mais de 4,46 milhões de hóspedes em 2023, mais 349 mil do que em 2019, melhor ano até agora. Ou seja, em 2023, a região foi visitada por mais 8,5% de hóspedes.

Um indicador também revelador da grande dinâmica do turismo na região é a taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico, que expressa a percentagem de camas ocupadas durante o ano. Em 2023, esta taxa atingiu os 33,7%, contra os 32,8% de 2019.

Os dados revelados pelo INE não incluem ainda os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico, faltando os números de dezembro. No entanto, até novembro, os proveitos já ultrapassavam o total do ano de 2019:  432,6 milhões de euros, de janeiro a novembro de 2023; e 355,4 milhões em todo o ano de 2019.

É de lembrar, novamente, que todos os números de 2023 são ainda preliminares e podem pecar por defeito.

Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca a importância desses resultados: “Os números preliminares de 2023 são extremamente positivos para o Centro de Portugal. Este pode ter sido o ano em que a região alcançou o marco histórico das 8 milhões de dormidas e dos 4,5 milhões de hóspedes, ou esteve muito perto de o fazer. São dados muito encorajadores, que demonstram a grande pujança da atividade turística no território e que mostram que o Centro de Portugal é um destino de excelência, que oferece uma diversidade de experiências e produtos turísticos para todos os gostos e preferências”.

“Estes resultados tão promissores devem-se, acima de tudo, ao grande esforço dos empresários da região, que diariamente encontram novas formas de ultrapassar os desafios, apresentando novos produtos turísticos e melhorando os já existentes. Estão também de parabéns toda a equipa da Entidade Regional de Turismo, as autarquias, as comunidades intermunicipais, as associações e os restantes parceiros, que em conjunto descobrem novas formas de aumentar a atratividade do Centro de Portugal”, acrescenta.

Sobre o Turismo Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    Fonte: TCP e AdC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.