Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

José Pedro Soares, ex-preso político, fará a apresentação do livro

Centro Humberto Delgado apresenta em Torres Novas livro "Elas estiveram nas prisões do fascismo"

Capa do livro

No mês marcado pelo assassinato de Humberto Delgado, vítima de uma emboscada da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) no dia 13 fevereiro de 1965, a programação de fevereiro do CHUDE-Centro Humberto Delgado, em Torres Novas, pretende ser, também, uma homenagem a todas as pessoas que foram presas, torturadas e mortas pela PIDE.

Além do programa regular do serviço educativo e das visitas acompanhadas, no dia 18 de fevereiro, às 15h, será apresentado no CHUDE o livro «Elas estiveram nas prisões do fascismo», uma edição da URAP-União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

José Pedro Soares, coordenador da URAP e ex-preso político, fará a apresentação do livro, que «procura dar uma contribuição para, como elementar justiça, resgatar de um relativo esquecimento o relevante papel das mulheres portuguesas no combate à ditadura fascista». Esta obra, além das histórias da prisão, inclui uma listagem de mulheres presas e dados estatísticos sobre as prisões e as cadeias. As ex-presas políticas Ana Abel, Bárbara Judas e Georgina Azevedo estarão presentes nesta sessão, trazendo à conversa o seu testemunho enquanto vítimas dos violentos métodos da PIDE, as suas histórias de luta e resistência.

Para participar nesta sessão é necessário fazer inscrição até ao dia 12 de fevereiro, enviando um mail para agenda.museu@cm-torresnovas.pt ou através do telefone 249 812 535.

     Fonte: AF|DTICMA|CMTN

 

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.