Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Jonathan Ayerst e Margarida Silva Mendes serão os formadores

Cistermúsica Sacra regressa de 16 a 31 de março e já tem inscrições abertas

Jonathan Ayerst

O Cistermúsica Sacra, cuja segunda edição volta a contar com a direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin, vai realizar-se em Alcobaça entre os dias 16 e 31 de março, sob o mote “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”. As inscrições encontram-se abertas e decorrem até ao dia 15 de março, destinando-se a dois grupos com currículos e contextos de atuação distintos: Coro Avançado e Coro Litúrgico.

O “Atelier Avançado – Jesu meine Freude e Motetes Penitenciais” realiza-se de 25 a 27 de março e terá como formador Jonathan Ayerst, enquanto o “Atelier de Música Litúrgica para a Semana Santa” tem lugar nos dias 16, 23 e 31 de março, sendo dinamizado por Margarida Silva Mendes.

Com parceria da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria, esta atividade dirige-se tanto a estudantes do ensino superior e músicos profissionais, como à população local, permitindo que os participantes do Atelier Litúrgico assistam aos trabalhos do Atelier Avançado e vice-versa.

Este projeto renova assim na região, tão rica em património religioso, uma oferta de Música Coral Sacra para a Semana Santa, especificamente no Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Cós, Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição e este ano igualmente na Igreja Matriz da Vestiaria. Enquadrado nesta época simbólica de expressão musical religiosa, o Cistermúsica Sacra conjuga as iniciativas de formação coral anteriormente descritas com concertos e apresentações públicas que serão reveladas em breve.

O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis em www.cistermusica.com

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, o Cistermúsica Sacra tem o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes.

Parceria estratégica: Município de Alcobaça.
Parceria institucional: Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal, Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria e Irmandade de Nossa Senhora da Conceição.
Apoios: Paróquia de Cós e União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes

     Fonte: AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.