Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

D.Tintolas Sanbento da Potafechada e Dª Pinguitas de Futurincerto

Reis do Carnaval de Torres Vedras chegaram esta sexta-feira à noite à cidade

Entrega das Chaves do Carnaval de Torres Vedras

Foram centenas de foliões que na noite de sexta-feira, 9 de fevereiro, se juntaram no Pavilhão Multiusos (devido às condições meteorológicas) para um dos momentos mais esperados do Carnaval de Torres Vedras. Passavam das 22h30 quando Suas Altezas, os Reis, chegaram num carro futurista à cidade.

Esta chegada contou com a presença de associações carnavalescas, grupos de mascarados, matrafonas, cabeçudos e diversos foliões que ao som dos zés-pereiras, bombos, cavalinhos, gaiteiros e majoretes de Wellington (cidade geminada com Torres Vedras) formaram um verdadeiro cortejo real. Rumaram até ao palco do Pavilhão Multiusos, onde se fez a entronização dos Reis do Carnaval. El-Rei chama-se D.Tintolas Sanbento da Potafechada e Ela-Rainha designa-se por Dª Pinguitas de Futurincerto.

“Nem a chuva afasta o folião…estimem bem a nossa cidade, recebam bem quem nos visita e mantenham viva esta tradição “declarou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, num discurso marcado pela sátira carnavalesca.

A partir deste momento, a chave da cidade ficou entregue aos Reis do Carnaval depois de terem lido o Decreto Real, que finalizou com a proibição de apalpar a Rainha. Neste primeiro discurso dirigido ao povo folião, os Reis falaram e declararam que estava oficialmente aberto o reino da folia.

A entronização dos Reis, terminou com as bandeiras do Carnaval de Torres Vedras, Real Confraria do Carnaval de Torres e da Câmara Municipal, a abanarem da varanda do Pavilhão Multiusos, numa demonstração simbólica da inversão de poder que caracteriza os festejos carnavalescos em Torres Vedras.

Sábado, dia 10 fevereiro, pelas 21h00, está marcado o primeiro corso noturno, com a realização do Concurso de grupos de mascarados e o Tó’Candar Paladin com a Banda Baco.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres. Apoio: Oeste Portugal e Turismo de Portugal.

    Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.