Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No Grou, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca

Câmara de Pombal investe 425 mil euros em adaptação de antiga escola primária para Creche

Futura creche do Grou

A Câmara Municipal de Pombal vai adaptar o edifício da antiga escola primária e jardim de infância do Grou, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, para creche. O executivo municipal aprovou o lançamento da empreitada a concurso público com um valor base a rondar os 425 mil euros.

O projeto concretiza um dos compromissos assumidos com a população de promover um ambiente propício e acolhedor para as famílias, designadamente de apoio à natalidade e parentalidade, bem como de alargamento da rede pública de creches no concelho.

A empreitada consiste na realização de obras de alteração e requalificação das instalações existentes, desativadas, adaptando-as à resposta social de creche. A implantação do edifício será mantida, estando projetada apenas a execução de uma pequena ampliação na zona tardoz, essencialmente devido à necessidade de melhoramentos da copa do atual refeitório.

Por sua vez, o projeto contempla a beneficiação da zona envolvente ao edificado adequando-a à futura função. Deste modo, a zona frontal do edifício funcionará como zona de acesso ao público, com percursos práticos acessíveis e com ligação direta com a via pública e zona de estacionamento. A zona lateral a nascente do edifício, ficará exclusiva e reservada aos funcionários da creche, com vedação adequada, e distinção entre a zona de recreio e circulação de serviço (cargas e descargas).

A intervenção prevê a alteração da zona de entrada principal para uma zona mais central do conjunto edificado, enquanto a antiga entrada funcionará como saída de emergência.

Sendo um edifício destinado a crianças, a segurança geral do edifício foi um aspeto importante no desenvolvimento do projeto, procurando não facultar pontos de possível conflito, quer a possíveis situações de emergências e/ou intrusão, quer a elementos físicos do edifício que possam causar direta ou indiretamente danos corporais.

O berçário terá capacidade para receber dez crianças e será dividido em duas salas: sala-parque e sala de berços. Ambas servidas por uma área de apoio ao seu funcionamento, nomeadamente copa de leites e zona de higienização, devidamente equipadas e com zonas de abertura que permitem a vigia das crianças.

Já a área de atividades lúdicas e pedagógicas terá capacidade para 14 crianças com idades compreendidas entre a aquisição de marcha e os 24 meses, e para 18 crianças, entre os 24 meses e os 36 meses.

A futura creche será dotada, ainda, de outras áreas funcionais, como sala de refeições, instalações sanitárias, instalações para pessoal, áreas de serviços e recreio exterior com equipamentos que cumpram as normas de segurança e adequadas para a idade das crianças.

Recorde-se que Pombal foi o município do distrito de Leiria que mais cresceu em número de vagas disponibilizadas em resposta de creche. A nível distrital, Pombal registou o maior aumento de vagas, 27,5%, no quadro geral, passando de 623 vagas, para 854 vagas, distribuídas por 12 instituições da Rede Social de Pombal (IPSS e com fins lucrativos), dotadas desta tipologia de resposta social para a Infância.

     Fonte: OC|GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.