Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

De 1 a 10 de junho

"Versátil" – Feira do Livro de Leiria 2024 celebra a Liberdade e 500 anos do nascimento de Camões

Estátua de Camões em Constância

Leiria prepara-se para a primeira edição da “Versátil” – Feira do Livro de Leiria, um momento anual dedicado à literatura e aos livros no seu diálogo com outras linguagens artísticas, de 1 a 10 de junho, no Jardim Luís de Camões. A cada edição de “Versátil”, um mote irá marcar estes dias. Em 2024, a programação tem como tema: “E Depois da Liberdade”. Nesta edição, será celebrado não apenas o legado de Abril, mas também os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Com uma programação diversificada, “Versátil” explora o diálogo que a literatura estabelece com as outras artes, promovendo palestras, debates, exposições, concertos, cinema, performances artísticas e lançamentos de livros a acontecer em diversos locais do centro da cidade, num perímetro que pretende promover os encontros.

A edição deste ano conta com a presença de 9 livrarias de Leiria e tem a curadoria de Isabel Lucas e Nuno Artur Silva.

“Versátil” procura destacar como a literatura influencia e é influenciada por outras expressões artísticas, como a música, o cinema, as artes plásticas e o teatro. A escolha do tema “E Depois da Liberdade” pretende refletir sobre os avanços alcançados após o 25 de Abril, bem como os desafios atuais e futuros na defesa da liberdade, da igualdade e dos direitos humanos.

Luís de Camões, autor de “Os Lusíadas” e figura nuclear da literatura portuguesa, será homenageado durante o evento, por ocasião do seu quinto centenário, lembrando não apenas a sua contribuição para a literatura, mas também o seu papel na construção de uma identidade cultura/literária de Portugal.

Leiria celebrará ainda o centenário de Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Sebastião da Gama, Sam e Mário Soares.

“Versátil” os dias dos livros em Leiria, promete ser uma oportunidade única para os amantes da literatura e das artes em geral se reunirem, celebrarem a diversidade cultural e refletirem sobre o poder transformador das palavras e das ideias, além de reforçar o compromisso de Leiria em promover a cultura e o acesso à literatura como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento humano e social.

   Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.