Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Unidade da ULS RL festeja “10 anos em proximidade” entre 15 e 23 de fevereiro

UCC da Marinha Grande comemora o 10.º aniversário com eventos dedicados à comunidade e a profissionais

Cartaz

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) festeja “10 anos de proximidade”, com um evento que integra workshops dirigidos à comunidade e um encontro dedicado a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, entre os dias 15 e 23 de fevereiro, como forma de celebrar o décimo aniversário de atividade. Esta iniciativa decorre no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande.

“Dança mães e bebés – o toque, o embalo e o vínculo”, “Importância do sono nos primeiros anos de vida”, “Agir para salvar: Suporte Básico de Vida”, “Avós(Z) do Judo” e “Saúde Mental na adolescência” são os temas dos workshops para a comunidade, que se realizam de 15 a 21 de fevereiro.

No encontro dos dias 22 e 23 de fevereiro, o público-alvo são os diversos profissionais das áreas social, da saúde e da educação. No dia 22, são dinamizadas duas mesas redondas: de manhã é abordado o tema da “Parentalidade Consciente”, com destaque para as temáticas da “Maternidade Apoiada”, “Menina, mulher e mãe” e “Papel do pai”; no período da tarde, o debate tem como mote “A criança do século XXI”, enfatizando as questões dos “Ecrãs: babysitter do século XXI”, “Obesidade Infantil” e a “Importância do brincar”.

No segundo dia do encontro para profissionais, 23 de fevereiro, na mesa redonda da manhã, com o tema “Em proximidade”, são apresentados vários projetos: Insaniam, Diabetes em movimento, Cuida-me e cuida-te, Avós(Z) do Judo, Envolver+, Engage e Novo Olhar II. À tarde, o debate foca a temática dos “Cuidados Paliativos: Que respostas? Para quem? Que continuidade?” e destaca vários temas como “A realidade da equipa intra-hospitalar Pediátrica”, “A atividade equipa intra-hospitalar de Adultos”, “Ações Paliativas nos CSP”, “O doente paliativo na RNCCI” e o projeto “Aqui Contigo – SAMP”. O dia termina com um teatro, no âmbito da prevenção do suicídio, e com um momento de reflexão.

«O nosso encontro inclui um programa social composto por um slunch (lanche ajantarado) e a apresentação de uma peça de Teatro pelo grupo de teatro do Sport Operário Marinhense sobre suicídio na adolescência, com a intervenção do coordenador nacional deste projeto de prevenção (+ Contigo). Acreditamos que, com este evento, a UCC da Marinha Grande, para além da demonstração da sua atividade ao longo destes 10 anos, fará reflexões em conjunto com os seus utentes e parceiros para a melhoria dos projetos em prol da melhoria da saúde e da literacia da sua população», destaca a comissão organizadora da iniciativa.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.