Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro

Fátima recebe XI edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Intervenção de Luís Miguel Albuquerque

Teve início esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, a XI edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso. Este evento, onde participam operadores turísticos nacionais, agentes de viagens, hoteleiros e empresários do sector do turismo que operam no turismo religioso, promove bolsas de contactos de negócio entre os participantes ao mesmo tempo que reforça a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial e Portugal enquanto destino privilegiado.

A sessão de abertura contou com as presenças do Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, da presidente da ACISO, Purificação Reis, do presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosos, Samoel Kozelinski, de Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, de Anabela Freitas, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, do representante da CCDR Centro, Jorge Brandão, do vereador do Turismo e Valorização do Território da Câmara Municipal da Guarda, Rui Melo, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

O presidente de Câmara anfitrião destacou a importância do Turismo Religioso e a relevância dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso como veículo de afirmação da capacidade organizativa de Portugal e do concelho de Ourém, em concreto. Recorreu aos dados relativos a 2023, em que aquela que hoje conhecemos como a Cidade da Paz acolheu mais de 6 milhões de visitantes, reforçando o seu estatuto de grande centro de peregrinação mundial.

Luís Miguel Albuquerque elencou igualmente os inúmeros contributos económicos e sociais do Turismo, um dos principais impulsionadores da economia local, gerando empregos diretos e indiretos, estimulando o comércio e fomentando o desenvolvimento infraestrutural, mas também enquanto ferramenta para a preservação do nosso património histórico e cultural.

Cidade da Paz acolheu mais de 6 milhões de visitantes, reforçando o seu estatuto de grande centro de peregrinação mundial

O líder do Executivo Municipal destacou ainda com orgulho o reconhecimento de Fátima como um centro de peregrinação mundial, que promove a troca de experiências e o diálogo intercultural, favorecendo a compreensão mútua e o respeito pelas diferenças, um símbolo de paz, devoção e união entre os povos, espelho do envolvimento e compromisso assumido pelo executivo que lidera.

Luís Miguel Albuquerque terminou a sua intervenção reforçando o agradecimento especial à ACISO – Associação Comercial Ourém-Fátima, bem como a todos os profissionais envolvidos na organização do evento. Endereçou um especial agradecimento, também, a todos os operadores turísticos, agentes de viagens e empresários do sector do turismo e da hotelaria.

A Sessão de abertura incluiu ainda a apresentação do Paraguai como destino convidado da XI edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, com especial destaque para a participação da ministra do Turismo do Paraguai, Angie Melillo. Os vereadores Isabel Costa, Rui Vital, Micaela Durão e Humberto Antunes marcaram presença na abertura do evento, assim como o presidente da Assembleia Municipal, João Moura.

Organizado pela ACISO em colaboração com os Municípios de Ourém e da Guarda e o Santuário de Fátima, com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal, os Workshops contam com a participação de 131 buyers e 131 suppliers incluindo operadores turísticos, empreendedores, empresas de alojamento local, animação turística, transporte e restauração e estão previstas decorrer, ao longo dos workshops, 5000 reuniões.

XX Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Refletindo sobre as tendências e inovações no futuro do turismo religioso, o XX o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável acontece em paralelo com a XI.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), que têm lugar em Fátima e na Guarda entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Depois de Espanha em 2021 e 2023, Uruguai e Colômbia e 2022, Fátima foi o destino escolhido e entre os dias 22 e 23 de fevereiro operadores turísticos nacionais, agentes de viagens e hoteleiros, entre outros empresários do sector do turismo, marcarão presença no congresso.

     Fonte: JO|GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.