Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Museu Rural e do Vinho será anfitrião de cinco almoços enogastronómicos

Cartaxo abre programa de Cidade do Vinho 2024 com ode ao vinho e à gastronomia do Ribatejo

Vinho do Museu Rural e do Vinho do Cartaxo

Em 2024, o Museu Rural e do Vinho será anfitrião de cinco almoços enogastronómicos que integram a programação Cidade do Vinho 2024.

Os vinhos do concelho, da região Tejo, serão apresentados pelos enólogos e produtores, que os conhecem como ninguém. À mesa estarão as propostas de cinco Chefs que aliam a frescura da inovação, à tradição da gastronomia ribatejana. É caso para afirmar – cinco almoços surpreendentes que serão, sem surpresa, de excelência.

A Mesa vai ser posta cinco vezes no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

Estão disponíveis 250 lugares À Mesa no Museu… Quem estiver disposto a deixar-se conduzir por dezenas de vinhos de nove marcas do Cartaxo, enquanto desfruta de cinco momentos enogastronómicos apresentados pelos Chefs convidados – serão cinco propostas de ligação do vinho à comida em cada um dos almoços – , deve reservar já o seu lugar a esta mesa.

Os almoços são sempre ao domingo, às 12h00. As inscrições são online – garanta já um lugar nesta festa que a Câmara Municipal do Cartaxo organiza para honrar o título de Cidade do Vinho 2024 ➽ Clique Aqui https://forms.office.com/e/nY1hAAK66C

No dia 17 de março, serão o Chef Luís de Jesus e o enólogo Hernâni Magalhães quem confecionará e quem apresentará as propostas de harmonização. Nos copos, estarão os Vinhos Franco. A ementa deste primeiro almoço já é conhecida, pelo que se deixa aqui para ir abrindo o apetite:

Receção na Adega do Museu Rural e do Vinho

Salmorejo de pêssego, Gonkans sushi, Tarteletes de cachaço com amendoim picante e Vinho abafado Sê Cá

À Mesa no Museu…

Entrada
Brioche tostado em manteiga com cogumelos à Bulhão Pato e molho caril
Vinho Barroca da Pata frutado rosé

Peixe
Cannelloni de bacalhau sobre açorda fina de marisco
Vinho Joana da Cana reserva branco
Tira Sabores
Gelado de nata, petazetas de lima e azeitona em pó

Carne
Dueto de frango com orzotto de barriga de porco e alho francês
Vinho Joana da Cana Alicante Bouschet

Sobremesa
Hoje lavo a loiça
Vinho abafado Sê Cá

No dia 21 de abril, a mesa estará posta para receber os cinco momentos gastronómicos concebidos e apresentados pelo Chef Igor Martinho, que harmonizarão com os vinhos da Adega do Cartaxo, sugeridos e apresentados pelo enólogo Pedro Gil.

No dia 30 de junho, a Chef Madalena Dias terá a responsabilidade e, certamente o prazer, de escolher e confecionar a ementa que harmonizará com vinhos Casal do Conde, vinhos Dois Carvalhos e com vinhos Batistas By Pitada Verde. A enóloga Alice Simões e o enólogo João Pedro Batista, conduzirão a apresentação dos vinhos.

No dia 27 de outubro, o Chef Danillo Moreira, vai propor os seus cinco momentos gastronómicos para harmonizar com os vinhos Ode Winery, sugeridos e apresentados pela enóloga Maria Vicente.

A Mesa será posta para o último almoço de 2024, no dia 1 de dezembro. O Chef Tiago Gaspar, apresentará as suas sugestões à mesa, enquanto nos copos estarão os vinhos de três casas agrícolas – os vinhos Quinta da Lapa, sugeridos e apresentados pelo escanção José Barreto, os vinhos da Quinta do Sampayo, pelo enólogo Marco Crespo e os vinhos Lambéria’s que terão presentes os seus produtores, Madalena e Paulo Lambéria.

➽ Valor do almoço por pessoa

50,00 euro
Lotação limitada a 50 pessoas
As inscrições serão válidas após confirmação de pagamento.

     Fonte: MS|GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.