Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Programas de sensibilização e educação ambiental de todos os níveis de ensino

Inscrições para a Geração Depositrão e Geração Verdão terminam no dia 29 de fevereiro

Cartaz

A Parceria entre ERP Portugal e Novo Verde é o mais abrangente programa de educação ambiental a nível nacional. As inscrições para os desafios propostos pela entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de resíduos de baterias (RPA), ERP Portugal – através da Geração Depositrão – e pela entidade gestora de embalagens e resíduos de embalagens (RE), Novo Verde, – através da Geração Verdão –  terminam esta quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Ambos os projetos escolares de literacia ambiental resultam da parceria destas entidades com o Programa Eco-Escolas da ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação),

Através da realização de atividades ao longo do ano letivo, a ERP Portugal desafia alunos e professores a recolher e entregar resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e baterias portáteis, de forma a sensibilizar para o correto encaminhamento dos mesmos. Já a Novo Verde desafia a comunidade escolar a separar e a encaminhar corretamente as embalagens.

Estes projetos são destinados a todas as escolas que integram o Programa Eco-Escolas 2023-2024 e pretendem promover a formação e educação de crianças e jovens, contribuindo para a economia circular em contexto escolar.

Para a 16ª Edição da Geração Depositrão, além da recolha de REEE e RPA, serão realizadas 3 atividades criativas: Upcycling, Constrói o teu Depositrão; Upcyling: Políticas dos 3Rs; Campanha REEE “Faz do Velho, Novo”.

Já para a 5ª Edição da Geração Verdão, serão realizadas atividades como: Criação de uma “Brigada Verdão”; Elaboração de um “Hino do Verdão”; Ilustração de EcoBags.

Todas as escolas vencedoras recebem prémios com o objetivo de melhorar o espaço escolar. Também serão premiados professores e alunos que abraçarem esta missão.

Para participar nestes projetos, a inscrição deve ser feita através de https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/.

Ricardo Neto, presidente da Novo Verde e da ERP Portugal, refere que “a proximidade à comunidade escolar é muito importante, através de atividades pedagógicas que desafiam a criatividade dos mais novos. As crianças e os jovens são o futuro, e é fulcral contribuir ativamente para a sua formação e dar-lhes as ferramentas necessárias para que tenham um papel ativo na construção de um planeta mais sustentável”.

Margarida Gomes, coordenadora do Programa Eco-Escolas da ABAAE, sublinha: “Salientamos a importância da inscrição nos vários desafios, nomeadamente no que diz respeito à Geração Depositrão, parceria mais antiga deste projeto. Também a Geração Verdão tem vindo a crescer em número de escolas interessadas, o que reforça a nossa colaboração com a Novo Verde. Apelamos, assim, ao contributo dos Professores Coordenadores Eco-Escolas para que continuem o excelente trabalho de literacia ambiental”.

Sobre a Novo Verde

A Novo Verde é uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. A Licença para exercer a sua atividade data de 25 de novembro de 2016 e foi atribuída pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, através do Despacho nº 14202-D/2016, posteriormente atualizado pelo Despacho n.º 5615/2020, de 20 de maio.

Com base na experiência consolidada em matéria de gestão de resíduos em Portugal e outros países, a Novo Verde amplia a oferta de serviços neste setor, promovendo a integração e envolvimento dos diferentes intervenientes, num sistema simples e transparente. A Novo Verde foi pioneira na introdução do fator concorrência no mercado nacional de gestão de resíduos de embalagens, com vista à implementação de alternativas e métodos de trabalho eficazes para todos os agentes que fazem parte do sistema integrado, nomeadamente: embaladores/importadores, fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, distribuidores, operadores, sistemas de gestão de resíduos urbanos e consumidores.

Os objetivos nacionais de valorização e reciclagem de resíduos de embalagens correspondem ao previsto no Decreto-Lei n.º 152-D/2017, na sua redação atual. A Novo Verde assume o compromisso de cumprir os objetivos de gestão dos resíduos de embalagens decorrentes de embalagens colocadas no território nacional, tendo como referencial a proporção equivalente ao peso das embalagens que lhe são declaradas. Mais informação no site da Novo Verde e nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Sobre a ERP

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 36% e já recolheu mais de 4 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa. A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, em Portugal.

A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) foi atribuída a 3 de março de 2010 pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território. A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, para o benefício dos seus aderentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel.

Mais informação em https://erp-recycling.org/pt-pt/ ou http://www.facebook.com/erp.portugal

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.