Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Mestrados em Educação e Inovação Pedagógica e Utilização Pedagógica das TIC

DGAE reconhece dois mestrados do Politécnico de Leiria para progressão na carreira docente

Rotunda de acesso à ESECS, em Leiria

A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) reconheceu os mestrados em Educação e Inovação Pedagógica e em Utilização Pedagógica das TIC, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, para efeitos de progressão na carreira docente.

Os dois mestrados foram reconhecidos para efeitos de progressão na carreira docente dos grupos de recrutamento (grupos 100, 110, 200, 210, 220,230, 240, 250, 260, 290, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 360, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560, 600, 610, e 620), tendo o mestrado em Utilização Pedagógica das TIC reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos grupos de recrutamento de Educação Especial (grupos 910, 920, 930).

“Com este reconhecimento, passam a ser 33 os grupos de recrutamento que, reunidas as condições do Artigo 54 do Estatuto da Carreira Docente, beneficiam da redução de um ano no tempo de serviço legalmente exigido para a progressão ao escalão seguinte”, explica Pedro Morouço, diretor da ESECS.

O mestrado em Educação e Inovação Pedagógica visa o desenvolvimento de competências que permitam aos estudantes atualizarem, refletirem, intervirem e inovarem em contextos educativos diversificados, atendendo à diferenciação, equidade, transversalidade, qualidade e inclusão. O curso procura capacitar para novas práticas de desenvolvimento profissional, através de cenários inovadores e caminhos de transformação, promotores da construção de uma cultura inovadora para a intervenção em educação e inovação pedagógica.

No âmbito do mestrado são ainda promovidas colaborações com outros ciclos de estudo, com os projetos institucionais em curso e uma articulação estreita com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), unidade de I&D afeta à ESECS, através da vinculação de estudantes a projetos de investigação no domínio da educação.

Já o mestrado em Utilização Pedagógica das TIC centra-se no desenvolvimento de competências-chave para a prática educativa contemporânea, através da adoção de uma abordagem interdisciplinar, integrando teorias e práticas de diversas áreas, com uma forte exploração de tecnologia e inovação. Neste curso espera-se que os estudantes aprendam a integrar ferramentas e recursos tecnológicos inovadores nos seus métodos de ensino, promovendo a aprendizagem ativa e a colaboração em ambientes educativos. O mestrado procura ainda o desenvolvimento de competências pedagógicas avançadas, uma reflexão crítica e prática reflexiva, assim como a promoção da equidade e inclusão.

Fonte: CA|On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.