Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Leiria

Obras de requalificação da Escola Básica D. Dinis começam no dia 4 de março

Escola Básica de D. Dinis

A intervenção na Escola Básica (EB) de D. Dinis, em Leiria, arranca na segunda-feira, dia 4 de março, uma obra de requalificação que tem a duração prevista de 22 meses e um investimento estimado em 7.137.008,48 euros.

Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os trabalhos pretendem, para além da remoção integral do fibrocimento com amianto, a requalificação funcional e arquitetónica dos edifícios e espaços exteriores, a reconstrução com ampliação de um dos blocos (para aumento do número de salas e de turmas), a melhoria do conforto ambiental e potenciar a utilização das infraestruturas desportivas exteriores.

Em concreto, serão aplicados isolamento térmico pelo exterior e nova caixilharia, serão criados percursos entre blocos e requalificados os existentes, os edifícios e os espaços exteriores serão também requalificados funcional e arquitetonicamente e os espaços exteriores no centro dos blocos serão convertidos em zonas de acesso às salas, com luz e arrumação.

A Escola irá manter a sua atividade normal durante o período da requalificação, já que os blocos em intervenção serão substituídos por salas provisórias, a instalar nestas primeiras semanas da obra, prevendo-se que possam estar funcionais depois das férias da Páscoa.

Nas últimas semanas, o Município tem realizado reuniões com os diversos atores da comunidade educativa da EB de D. Dinis, para informação de como os trabalhos irão decorrer, articulação da logística (mudança e armazenamento de materiais e equipamentos) e garantia de segurança para todos os que frequentam o estabelecimento de ensino, principalmente para os alunos.

À semelhança de outras obras, é disponibilizada a linha WhatsApp para receção de mensagens sobre o progresso da empreitada e eventuais constrangimentos, bastando, para tal, enviar uma mensagem gratuita para o número 967 420 650, com o texto SUBSCREVO EBDDINIS NOME.

Esta intervenção resulta de um mapeamento realizado em parceria com o Ministério da Educação e com as respetivas direções escolares, cujo resultado determinou a necessidade de requalificação da EB de D. Dinis como “Muito Urgente”.

Neste levantamento, encontra-se também a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, que, com a classificação de “Urgente”, entrará em obra também na segunda-feira.

     Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.