Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Portugal na Rota dos Geoparques

Programa turístico sobre a Rota dos Geoparques apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa

Membros da organização do programa Portugal na Rota dos Geoparques

Como forma de comemorar os 20 anos da Rede Global de Geoparques, foi lançado no dia 28 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o programa turístico – Portugal na Rota dos Geoparques, que irá percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.

Esta apresentação contou com a presença do Turismo de Portugal, parceiro neste projeto, de Artur Sá, membro do Conselho Executivo da Rede Global de Geoparques e coordenador da Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis, de equipas técnicas e científicas do Geoparques portugueses e de parceiros nacionais e estrangeiros.

O objetivo deste programa é a promoção de Portugal através dos territórios com a chancela Geoparque Mundial da UNESCO, divulgando o seu património natural e cultural e comunicar os valores turísticos dos territórios como um todo, onde destacamos a visita aos principais pontos de interesse geológico e paisagístico de cada Geoparque, experiências gastronómicas únicas e o contacto com as gentes e tradições destes territórios UNESCO.

Numa primeira fase, este programa irá envolver os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal Continental e, posteriomente, será desenhado um programa turístico exclusivo para o Geoparque Açores.

Portugal na Rota dos Geoparques destina-se sobretudo a um público estrangeiro, mas igualmente aliciante para o público nacional que pretende conhecer Portugal de uma outra perspetiva. O programa será comercializado no mercado nacional e internacional, com o objetivo da primeira edição decorrer entre 20 a 28 de outubro de 2024. Sendo um circuito de tudo incluído de 8 dias e7 noites, inclui 8 almoços e 7 jantares em restaurantes locais, a visita a mais de 25 geossítios, mais de 10 Museus e Centros Interpretativos e diversas experiências, workshops e passeios de barco.

Este programa é da inteira responsabilidade da agência de viagens – Oestetur – sediada nas Caldas da Rainha, com uma vasta experiência na organização e acompanhamento de grupos, contando com a estreita parceria dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses e apoio do Turismo de Portugal.

Os Geoparques nacionais

Em Portugal existem atualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).

O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios.

Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projetos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.

Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas… até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.

    Fonte: Geoparque Oeste

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.