Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

De 7 a 9 de março

3ª Edição da “Semana Arte Mulher” vai destacar mulheres (i)migrant(e)s no Cineteatro da Nazaré

Cartaz

Exposições, entrevistas, teatro, literatura e uma gala que irá galardoar mulheres em diferentes áreas de intervenção na sociedade civil fazem parte da programação da 3ª edição da “Semana Arte Mulher” (SAM), que decorre de 7 a 9 de março, no Cine-Teatro da Nazaré, na semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres. O objetivo? Promover, através da cultura, o debate para as questões de cidadania e de desenvolvimento sustentável, assim como premiar mulheres que ao longo da sua vida, pessoal e profissional, contribuíram para a divulgação da identidade, património e cultura do seu país.

Nesta 3ª edição, dedicada às “Mulheres (I)migrant(e)s”, serão convidadas palestrantes, líderes de pensamento, ativistas, académicas e profissionais de destaque nas suas áreas de atuação. Organizada pela Câmara Municipal da Nazaré e produzida pela Editorial Novembro, a iniciativa irá decorrer no Cineteatro da Nazaré, aberta ao público diversificado.

Avelina Ferraz, produtora do evento, destaca que a SAM é “uma oportunidade de continuar a trazer as discussões que protagoniza para a praça pública, sendo temas sempre atuais e em constante debate, com vista à construção de uma sociedade mais consciente das suas responsabilidades.”

CONHEÇA O PROGRAMA DA “SEMANA ARTE MULHER 2024”

A programação é inaugurada com duas exposições, uma de artes plásticas a “Entrelinhas”, da artista Sandra Escudeiro, e outra de fotografia intitulada de “Das Mulheres Que Eu Dei à Luz”, do fotógrafo e jornalista Pedro Mesquita, seguida de uma conversa com mulheres imigrantes, moderada por Pedro Mesquita.

A conversa, agendada para as 21h15, do dia 7 de março, contará com as participações da presidente da Associação Huella Latina de apoio à imigração da América Latina, Angélica Bolívar (Colômbia), da perita em imigração Manuela Niza Ribeiro (Portugal), de Mariana Mendes, licenciada em Relações Internacionais, da representante da comunidade ucraniana no Conselho para as Migrações, Natalyia Khmil, e da diretora do Centro de Iranologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sépideh Radfer.

O dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, será comemorado com a apresentação, às 21h30, da peça de teatro “Sozinha”, encenada por João Guisande, com participação especial da atriz Elsa Pinho.

O evento encerrará com a Gala de Prémios da “Semana Arte Mulher”, onde serão galardoadas mulheres em 12 áreas de intervenção na sociedade civil. A cerimónia terá início após a representação etnográfica pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.

Programa aqui

Conheça as 12 mulheres que vão ser galardoadas!

  • Olga Sotto – Prémio Educação Arte e Património
    • Rosário Farmhouse – Prémio Diálogo Intercultural
    •      Rosa Monteiro – Prémio Igualdade e Cidadania
    •      Alice Vieira – Prémio Literatura
    •      Fundação Portugal com ACNUR – Prémio Ajuda Solidária e Humanitária
    •      Nelma Fernandes – Prémio Empreendedorismo em Língua Portuguesa
    •      Ana Mafalda Ferreira – Prémio Desporto
    •      Tânia Alexandre – Prémio Comunicação
    •      Graça Morais – Prémio Pintura
    •      Isabel Soares – Prémio Educação
    •     Lurdes Barqueiro – Prémio História e Identidade, no âmbito do Prémio Mérito    Nazaré
    •    Isabel Ricardo – Prémio das Artes e das Letras, no âmbito do Prémio Mérito Nazaré

Fonte: Essência Completa

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.