Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Walter Chicharro terá oferecido Garoupas no Natal

CDU questiona ofertas do presidente da Câmara da Nazaré a alguns autarcas do Oeste

Sede da Câmara Municipal da Nazaré

A CDU recebeu a informação de que o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode ter utilizado recursos públicos para a compra de uma quantidade de pescado fresco, – na informação referiam ser Pregados, mas no caso, parece que foram Garoupas -, indicando a informação dos serviços como sendo destinadas à alimentação escolar dos alunos do concelho, que, a CDU entretanto já sabe não ter acontecido. A CDU sabem que tais Garoupas foram oferecidas a alguns presidentes de Câmara da região Oeste, no Natal de 2022, suspeitando, mas desconhecendo a finalidade concreta de tal oferta naquela data.

Para a CDU, “esta situação é profundamente preocupante, pois levanta questões éticas, legais e de responsabilidade pública em qualquer autarquia, mormente num município endividado onde a população é chamada diariamente a pagar pelo máximo todos os impostos e taxas devido ao pagamento do serviço da dívida em curso. Também por isso, é fundamental que a população seja esclarecida e permaneça vigilante e entrosada no processo democrático, exigindo transparência e responsabilidade aos seus representantes eleitos.”

E acrescenta que “somente assim poderemos construir uma sociedade justa e íntegra, onde os interesses do povo sejam sempre colocados em primeiro lugar. O uso indevido de recursos públicos para fins pessoais ou políticos é inaceitável e pode constituir um crime. Isso mesmo deve ser auditado e esclarecido pelas autoridades competentes. “

Diante disto, a CDU, com base na análise aos documentos que requereu em reunião de Câmara e que lhe foram enviados, decidiu remeter este assunto para investigação pelo Ministério Público, a fim de garantir uma análise independente e rigorosa dos factos, e para que todas as informações sejam devidamente esclarecidas e os responsáveis, caso haja lugar, sejam responsabilizados conforme a lei.

Para a CDU, “é fundamental que se apure esta e outras possíveis compras efetuadas por funcionários, – a mando de dirigentes políticos da autarquia -, no absoluto cumprimento de ordens que lhes são dadas. A nossa comunidade merece transparência, integridade e responsabilidade por parte dos seus representantes eleitos. Todos devemos estar atentos e colaborantes nestes processos de busca por justiça e equidade. É esse o dever dos eleitos mas também da população que os elege. Continuaremos acompanhando de perto este assunto e iremos mantendo a população informada sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes.”

    Fonte: GT|CDU|Nazaré

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.