Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

ANAM associa-se à Miúdos Seguros na Net para incentivar literacia digital

Hiperatividade e falta de atenção são consequências do consumo excessivo de ecrãs

Cartaz

Viver num mundo digital trouxe benefícios, desde o fácil acesso a recursos, a oportunidades de aprendizagem e a interação social, mas também trouxe desafios e, para crianças que já são consideradas nativas digitais, lidar com perigos e dependências destes aparelhos está na ordem do dia.  Nesse sentido, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) associa-se à Miúdos Seguros na Net e promove um webinar, dia 12 de março, pelas 17 horas, no âmbito da Semana do Bem Estar Digital. Com a iniciativa, pretende incentivar a literacia digital e o bem-estar dos utilizadores na internet destinando-se, numa primeira instância, a autarcas e técnicos de municípios.

Crianças e jovens utilizam a internet de diversas formas e, segundo os últimos Dados da Comissão Europeia, 56% das crianças entre os 7 e os 17 anos utilizam a internet para ver vídeos, 55% para ouvir música e 51% para comunicar. Quando se fala dos dispositivos utilizados, o uso do telemóvel destaca-se com 70% das crianças a escolherem-no como meio preferido.

A iniciativa Miúdos Seguros na Net pretende prevenir a utilização excessiva das tecnologias, o bullying e cyberbulling, os impactos negativos das tecnologias na imagem corporal das crianças e jovens, a violência sexual com base em imagens e promover uma parentalidade digital mais positiva.

Para Albino Almeida, presidente da ANAM, “é essencial que o governo, empresas de tecnologia, escolas e iniciativas educativas, trabalhem juntos para promover práticas saudáveis de utilização, tanto da internet, como do digital. Ao reconhecer e abordar os perigos da internet e do uso excessivo do digital, podemos construir um ambiente online mais seguro, inclusivo e responsável para todos. Este Webinar é a rampa de lançamento para isso, para promover uma cultura digital que valorize a segurança, a privacidade, a diversidade e o bem-estar de todos os indivíduos”.

Segundo Tito de Morais cofundador do projeto “Agarrados à Net”, uma iniciativa da “Miúdos Seguros na Net”, o principal objetivo é “informar e sensibilizar para o bem-estar digital” começando desta forma com os “autarcas e técnicos dos municípios, numa sessão online e para todas as idades”. A coach Cristiane Miranda explica ainda que esta “é uma iniciativa familiar que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças”.

Este Webinar conta com oradores especialistas nacionais e internacionais que irão debater temas como a prevenção e o combate ao uso excessivo de ecrãs, bem como à violência sexual online contra crianças e jovens.

    Fonte: LPM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.