Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Leiria

GNR apreende 345 suínos em suinicultura ilegal na freguesia de Colmeias

Instalação ilegal de suinicultura

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria, no dia 5 de março, detetou uma suinicultura a operar de forma ilegal e apreendeu 345 suínos, na localidade de Colmeias, no concelho de Leiria.

No seguimento de uma denúncia sobre a existência de uma suinicultura a operar de forma ilegal, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local e procederam a uma ação de fiscalização à alegada suinicultura, apurando-se que não possuía qualquer tipo de licenciamento da atividade pecuária.

No decorrer das diligências, foram detetadas infrações ambientais, tendo sido elaborados dois autos de contraordenação, um por rejeição de efluentes pecuários sem tratamento diretamente para o solo e linha de água, mais propriamente no ribeiro da Gunha, afluente da Ribeira de Agodim, cujo valor da coima pode variar entre os 24 000 mil euros e os 144 000 mil euros, e um outro por abandono de cadáveres de animais mortos na exploração, cujo valor da coima pode variar entre os 250 euros e os 44 890 mil euros.

Desta ação resultou a apreensão de 345 suínos e os factos foram comunicados à Divisão de Alimentação e Veterinária de Leiria, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

A Guarda Nacional Republicana, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente.

A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.