Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Câmara Municipal de Alcobaça anunciou os resultados

João Pedro Siopa Alves vence concurso de ideias “Do Mosteiro ao Castelo” de Alcobaça

Castelo de Alcobaça

Lançado no final de outubro de 2023, o concurso de ideias “Do Mosteiro ao Castelo – Acessibilidade e Nova Mobilidade” assumiu-se como o ponto de partida à promoção da reabilitação urbanística e ambiental do Centro Histórico da cidade de Alcobaça, valorizando o espaço público enquanto fator de diferenciação e afirmação territorial. Ao todo foram submetidos 8 projetos dos quais seriam escolhidos 3 projetos vencedores. A identificação dos autores foi anunciada no dia 11 de março, na reunião de câmara pública:

1º prémio – 10.000 euros – João Pedro Siopa Alves

2º prémio – 5.000 euros – Sardoeira & Delgado

3º prémio – 2.500 euros – Ana Rita Coelho de Pinho Carvalho

De acordo com a presidente do júri, arquiteta municipal Elisabete Mendes, “as três propostas apresentam soluções e cenários interessantes para otimizar a circulação e a vivência dos diferentes espaços da zona histórica da cidade. Contudo a proposta vencedora revelou-se a mais diferenciadora, no sentido de se integrar melhor no espaço pré-existente e com uma escolha mais adequada e sustentável dos materiais a utilizar.”

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, expressou satisfação por “testemunhar o interesse de jovens arquitetos alcobacenses na melhoria da sua cidade. O investimento público no espaço urbano atrai normalmente o investimento privado. Deste modo, cabe ao Município liderar este processo de mudança tão importante quanto necessário para modernizar a experiência citadina sem nunca desrespeitar a sua história e sobretudo o seu rico património.”

“Estou certo de que os proprietários de edifícios devolutos existentes nesta zona a intervencionar se sentirão mais confiantes e motivados para investir na recuperação do seu património, consolidando todo este processo de regeneração urbana”, concluiu.

Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.