Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Investimento está orçado em 3,6 milhões de euros

Obra de requalificação e ampliação do Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes vai começar

Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes congratulou-se, no dia 12 de março, pelo “passo decisivo” para o início da empreitada de requalificação e ampliação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Abrantes, anunciado pela Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) no final da passada semana, após o Tribunal de Contas ter, finalmente, concedido visto prévio favorável a uma obra há muito esperada.

Manuel Jorge Valamatos salienta “a importância vital” desta obra para o fluxo dos doentes, do concelho de Abrantes, do Médio Tejo e da vasta área geográfica (11 concelhos) que esta grande urgência hospitalar serve. O autarca ressalva ainda a expetativa inerente da melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, expressando “sincera gratidão pelo esforço adicional” no serviço prestado aos utentes.

Com objetivo de acompanhar as dinâmicas de valorização a que a unidade hospitalar tem assistido, a Câmara Municipal tem preparado um projeto para a construção de rotunda junto ao Hospital, dignificando toda a zona evolvente. Esta intervenção, já prevista no Plano de Urbanização de Abrantes (PUA), pretende anular os constrangimentos de trânsito e facilitar as condições de circulação, de acessibilidade e de estacionamento junto ao Hospital e no acesso ao Centro Histórico de Abrantes, nomeadamente: Esplanada 1.º de Maio; Mercado Municipal; Unidade de Saúde Familiar; Loja de Cidadão e a toda a área de comércio tradicional.

A obra de requalificação e ampliação da urgência hospitalar, da responsabilidade do Estado Central, está orçada em 3,6 milhões de euros e, de acordo com o Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, vai decorrer numa área de intervenção de mais de 1200 metros quadrados, de forma faseada durante o próximo ano e meio – ou seja, até ao final do terceiro trimestre de 2025. A primeira fase dos trabalhos vai decorrer exclusivamente na área onde funcionava a antiga Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Abrantes, presentemente desativada.

É objetivo da ULS Médio Tejo “manter o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica em pleno funcionamento e com o mínimo constrangimento possível durante todo o processo”

A concretização deste esperado projeto vai permitir o exercício de “uma medicina mais segura, moderna e diferenciada pelas equipas de profissionais de saúde aos seus utentes”. A Urgência de Abrantes ficará assim dotada de meios e instalações “mais modernos e que potenciem a sua atratividade e competitividade na missão atribuída ao SNS”.

Fonte: DC|CMA

 

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.