Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Sessão assinalou o meio século da tentativa de golpe de 16 de Março de 1974.

Biblioteca Municipal do Cadaval recebeu tertúlia “Golpe das Caldas” | 50 anos do 25 de Abril

Sessão sobre o 25 de abril na Biblioteca Municipal do Cadaval

Este sábado, dia 16 de março, realizou-se na Biblioteca Municipal do Cadaval a Tertúlia “Golpe das Caldas”, uma sessão de testemunhos e memórias vivas de cadavalenses envolvidos no processo revolucionário de Abril. Esta sessão, que contou com cerca de meia centena de pessoas e que foi integrada nas Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril, contou com a moderação do jornalista Paulo Baldaia, assim como a partilha de memórias e testemunhos dos cadavalenses António Correa, Diogo Abreu e Mário Albino.

A tertúlia arrancou com as intervenções do presidente da Assembleia Municipal do Cadaval, Rui Soares, e do presidente do Município, José Bernardo Nunes. No final da sessão, também o público presente teve oportunidade de partilhar memórias sobre o processo revolucionário e os tempos de ditadura, abordando temas como a Guerra do Ultramar, a descolonização, a repressão do Estado Novo, entre muitos outros.

Há precisamente 50 anos, a 16 de março de 1974, o Regimento de Infantaria n.º 5, das Caldas da Rainha, rumou a Lisboa com o objetivo de derrubar o Governo. A tentativa de golpe acabou por ser neutralizada pelo regime, mas as lições que daí foram retiradas foram relevantes para o sucesso da operação militar desencadeada pouco mais de um mês depois.

     Fonte: CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.