Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Santarém

Projeto de remoção de barreira obsoleta no Rio Alviela candidato ao Prémio Internacional Dam Removel Europe

Intervenção de remoção do açude

No âmbito do projeto Rios Livres GEOTA, realizou-se, em abril de 2023, a remoção do primeiro açude obsoleto realizado em Portugal, nomeadamente no rio Alviela, com o objetivo de recuperar a conetividade fluvial e a galeria ribeirinha.

Entre as várias candidaturas internacionais, este projeto é um dos três finalistas ao prémio internacional Dam Removal Europe, que vai nomear a remoção mais inspiradora da Europa. Até ao próximo dia 22 de março, vote neste projeto em https://zealous.co/worldfishmigrationfoundation/opportunity/Dam-Removal-Award-2023/results/jury-round/.

Esta intervenção financiada pela Fundação MAVA, ao abrigo do programa “Reconnecting Iberian Rivers” com a cooperação institucional dos municípios de Santarém e de Alcanena, incidiu sobre um troço de 100 metros do Rio Alviela, cujas margens pertencem a ambos os concelhos, junto a Vaqueiros.

Para além da remoção de um açude obsoleto, a ação, iniciada em dezembro de 2022, incluiu a estabilização das margens e a plantação de vegetação ribeirinha autóctone, sendo o primeiro passo para a implementação, em Portugal, de uma estratégia nacional de remoção sistemática de barreiras obsoletas.

Através da eliminação destas barreiras obsoletas, o projeto Rios Livres GEOTA tem como objetivo promover, proteger e restaurar os rios portugueses, promover a reabilitação dos ecossistemas ribeirinhos com foco na melhoria da conectividade fluvial. Rios em bom estado ecológico e mais livres de barreiras são essenciais para a conservação dos nossos recursos hídricos.

Pode ver o vídeo da remoção desta barreira obsoleta em https://www.youtube.com/watch?v=pM-G54w7cLU

Mais informações sobre os prémios em DAM REMOVAL EUROPE (https://damremoval.eu/dam-removal-award-2023-vote/)

    Fonte: IV|GCRP|CMS

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.