Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Certame encerrou este domingo

Município promete continuar a fazer do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos referência nacional e internacional

Sessão de encerramento do Festival

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos encerrou mais uma edição com um balanço positivo, consolidando sua posição como um dos eventos mais aguardados e prestigiados do calendário nacional. Ao longo de três semanas de duração, de sexta-feira a domingo, o festival celebrou a paixão pelo chocolate e pela arte culinária, proporcionando experiências únicas e diversificadas para os visitantes de todas as idades. Sob o tema da “Portugalidade”, o evento destacou não apenas a excelência gastronómica do País, mas também sua herança cultural e histórica.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, enfatizou “o sucesso do evento” e a “crescente internacionalização”, destacando “a importância do festival, não apenas para a economia local, mas também para a promoção da imagem de Óbidos a nível global”.

“Vamos continuar a fazer do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos uma referência nacional e internacional e vamos fazê-lo com mais empenho ainda depois de conseguirmos trazer, com o Turismo de Portugal, a Academia Internacional de Chocolate para Óbidos, que vai ser uma mais-valia muito grande para todos”. “Depois de, em 2023, ter lançado o desafio de desenvolver bombons de produtos identitários do território, chegou a hora de lançar o desafio para a edição de 2025, produzir o doce que será a identitário de Óbidos”, disse o autarca.

Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, entidade organizadora do evento, elogiou a componente formativa do festival, assim como sua profissionalização, ressaltando “o compromisso contínuo do evento em oferecer experiências de alta qualidade e promover o desenvolvimento da indústria do chocolate em Portugal”. Com expectativas elevadas para as próximas edições, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos reafirma “o seu papel como uma vitrina do que de melhor se faz em Portugal e no mundo, celebrando a paixão pelo chocolate e pela culinária, numa atmosfera de celebração e aprendizagem”, sublinhou.

Francisco Siopa, curador do Festival de Chocolate, destacou a singularidade do evento ao afirmar que “não há, na Península Ibérica, nenhum evento semelhante, que junte tantos profissionais, tantos institutos formativos e uma diversidade tão rica de experiências culinárias como o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos”. O chef sublinha ainda a magnitude e o prestígio do festival, que não só atrai profissionais de renome e instituições formativas de destaque, mas também proporciona uma plataforma incomparável para “a troca de conhecimentos e da criatividade na indústria do chocolate”.

Desde a sua primeira edição, em 2002, que o Festival de Chocolate tem desempenhado um papel crucial na promoção da comunidade local e na valorização dos chocolatiers e pasteleiros da região, do País e de muitos outros países onde o chocolate assume um papel económico importante. Para além de oferecer uma plataforma para a exposição e venda de produtos de chocolate de alta qualidade, o evento tem como objetivo principal proporcionar experiências sensoriais a todos e promover o intercâmbio cultural entre visitantes e participantes.

Neste ano, a 21ª edição do festival não foi exceção, com uma programação repleta de atividades e oportunidades de aprendizagem. Apesar dos desafios impostos pelo mau tempo nos dois primeiros fins de semana do evento, o festival conseguiu atrair cerca de 70 mil visitantes ao longo destes dias. Destaque especial para o sábado, dia 2 de Março, quando a Corrida do Chocolate agitou a zona de Óbidos, reunindo mais de mil atletas para a corrida de dez quilómetros e para a caminhada de seis, numa verdadeira festa do atletismo.

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos regressa em 2025 e trará muitas novidades.

Lista de Vencedores de todos os concursos de 2024

Concurso “Chocolate Rising Star”
1º lugar – Ana Oliveira
2º lugar – Maksym Fishchuk
3º lugar – Mariana Ferreira

Concurso “Wedding Chocolate Cake Star”
1º lugar – Aline Silva
2º lugar – Íris Silva

Concurso “Melhor Cocktail de Chocolate”
1º lugar – Alexandre Sousa
2º lugar – Marta Gonçalves
3º lugar – Daniel Belo

Concurso “Melhor Bolo de Chocolate Caseiro 2024”
1º lugar – Ana Sofia dos Santos
2º lugar – Vera de Sousa e Francisco Ramos

Concurso “Melhor Ementa de Chocolate”
1º lugar – Cláudia Santiago representado o Restaurante Pousada do Castelo de Óbidos
2º lugar – Beatriz Reis representado o Restaurante Maria Batata – Rio do Prado
3º lugar – Carla Marques representado os restaurantes Lumen e Antonius

Concurso “Melhor produto de Chocolate 2024”
1º lugar – Cake Art Collection
2º lugar – Caos
3º lugar – Chuate

    Fonte: DV|GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.