Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Área de Localização Empresarial da Benedita vai ser inaugurada brevemente

Câmara de Alcobaça apresenta na Benedita proposta de regulamento da ALEB

Reunião camarária na Benedita

A Câmara Municipal de Alcobaça promoveu, na noite desta quarta-feira, dia 20 de março, na sede da Junta de Freguesia da Benedita, uma reunião de Câmara extraordinária e descentralizada para apresentação e discussão do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita.

Para o efeito, foram convocados os membros do Executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia para integrá-los na discussão sobre principais pressupostos e características do regulamento.

“A ALEB será uma infraestrutura de referência para toda a região e para todo país. Porém, a sua génese reside numa longa reivindicação, com mais de 30 anos, dos empresários da Benedita. Este regulamento procurará acima de tudo responder aos seus anseios e às suas necessidades. Entre 2019 e 2023, o concelho de Alcobaça apresentou o 3º melhor saldo entre constituição e dissolução de empresas e a Benedita é seguramente a freguesia que mais contribui para esta realidade. A saúde e a pujança económica de todo concelho refletem o trabalho que aqui se tem vindo a desenvolver nas últimas décadas. A ALEB irá honrar todo este legado, promovendo o progresso e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues.

Sobre a ALEB

Localizada na Quinta da Serra (junto ao IC2, na Benedita), a ALEB conta com uma área de 53,7 hectares dividida em 73 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.

Trata-se de uma infraestrutura com dimensão e impacto regional, mas que dará um novo impulso ao sul do concelho de Alcobaça, onde estão instaladas várias empresas de renome nacional e internacional, que dão cartas em diversos setores como a cutelaria, o calçado, a marroquinaria, a extração da pedra, entre muitos outros.

A ordenação do tecido industrial da freguesia é, pois, um desejo de décadas por parte dos empresários que agora será consolidada naquela que é a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça: 7.5 milhões de euros de investimento.

Ao longo dos últimos anos, o projeto foi superando difíceis etapas e procedimentos burocráticos, obtendo pareceres favoráveis de todos os organismos responsáveis pelo licenciamento ambiental e gestão territorial, nomeadamente a CCDR-LVT, as Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente.

A inauguração da ALEB será anunciada brevemente.

     Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.