Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No dia 24 de março, Domingo de Ramos

Semana Santa de Porto de Mós arranca com a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém

Cartaz

A Câmara Municipal de Porto de Mós apresenta o programa da Semana Santa de Porto de Mós, que decorrerá de 24 a 31 de março.

O programa arranca, assim, no Domingo de Ramos, com a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém, onde se destaca o tapete florido de cerca de 300 metros, que percorre a Ponte de São Pedro, em direção à igreja matriz da vila. Ainda neste dia terá início o programa de concertos noturnos na Igreja de São Pedro, com a atuação do Coro Ninfas do Lis e Rute Martins & Camerata, por parte do Orfeão de Leiria.

Ao longo da semana a Igreja de São Pedro será palco de vários encontros culturais que terão a música como peça chave, com destaque para o “Concerto da Páscoa”, com o Tenor João Mendonza, compositor e letrista, cuja voz lhe valeu um encontro com Papa Francisco; “A Gathering of Grace” de Douglas Nolan, por parte da Academia Coral Mezzo e “A caminho da Páscoa”, pela Sociedade Artística e Musical Cortesense”. Na quinta-feira, terá lugar a recriação histórica “Última Ceia – Lava-pés”.

Na Sexta-feira Santa, a recriação bíblica da Via Sacra será o momento alto das celebrações. Um grupo de atores profissionais e amadores, sob coordenação do Grupo de Teatro Leirena, fará a recriação do momento da condenação até à morte de Jesus Cristo. O espetáculo religioso terá início na Igreja de São Pedro, percorrendo, depois, as ruas da vila até ao Castelo de Porto de Mós, onde terá lugar o momento mais emotivo da recriação.

Nas palavras do presidente da autarquia, esta celebração visa unir toda a comunidade, através da dinâmica cultural, musical e educacional da “semana maior”.

No seguimento da realização da Semana Santa, decorrerá, ainda, o Festival Gastronómico do Folar e da Amêndoa Artesanal e o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego.

Programa completo em https://www.municipio-portodemos.pt/pages/1845

    Fonte: PA|GC|CMPM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.