Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/30

Novas áreas de regadio vão ser projetadas: Maiorga, Vale das Antas e Alfeizerão

Sistema inovador de distribuição e tratamento de águas agrícolas apresentado em Alcobaça

Workshop de apresentação da Tecnologia Aqua4D®

Cerca de 70 participantes estiveram online, durante a manhã de 2 de abril, a acompanhar o workshop de apresentação da Tecnologia Aqua4D® para o tratamento e otimização de águas agrícolas. A sessão foi transmitida a partir do auditório da Adães Bermudes e contou com a presença do vice-presidente e vereador do Pelouro da Agricultura, Paulo Mateus na sessão inaugural.

O Aqua4D® consiste num inovador sistema de distribuição de água que promove uma melhor otimização de recursos hídricos em diferentes culturas, águas e sistemas de produção.

Na sua intervenção de boas-vindas, Paulo Mateus destacou o trabalho de proximidade que o Município de Alcobaça tem vindo a desenvolver junto dos agricultores e do tecido empresarial, associativo e académico no sentido de contribuir e apoiar o setor agrícola alcobacense, “uma das nossas grandes bandeiras.”

O vice-presidente da Câmara Municipal destacou igualmente as novas áreas de regadio que estão a ser projetadas – nomeadamente Maiorga, Vale das Antas e Alfeizerão – no seguimento da inauguração, em 2021, do Regadio da Cela.

“Estamos a projetar o Plano Hídrico Municipal de águas para fins múltiplos, que dará, seguramente, um novo impulso a estas importantes zonas de produção. Estamos também a desenvolver um trabalho de sensibilização dos agricultores para um uso mais eficiente da água no seu trabalho, bem como, no estudo de novos projetos que permitam a reutilização de águas residuais para a agricultura”, explicou

Este workshop foi organizado pelo COTHN-CC (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Município de Alcobaça.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.