Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Município promove ações direcionadas aos alunos de Eco Escolas do concelho

Lourinhã assinala Dia Europeu do Mar e Dia Internacional da Biodiversidade com duas ações de sensibilização ambiental

Praia de Porto Dinheiro

O Município da Lourinhã vai assinalar o Dia Europeu do Mar (20 de maio) e o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) com duas ações de sensibilização ambiental direcionadas aos alunos de Eco Escolas do concelho, concretamente à Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira e à Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras.

As ações terão lugar, respetivamente, na Praia de Porto Dinheiro e na Praia da Peralta e terão por objetivos alertar os alunos para os problemas relacionados com a poluição dos oceanos e dos mares, consciencializando-os para a problemática do lixo marinho e a premente necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Pretende-se que, no final dos dois dias, estes alunos adotem ou reforcem comportamentos ambientalmente corretos e ajudem a reduzir os resíduos gerados nas praias, seja através dos seus próprios comportamentos ou da sensibilização que possam realizar junto das suas comunidades.

No dia 20, Dia Europeu do Mar, os alunos da Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira irão realizar uma limpeza da Praia de Porto Dinheiro e preencher um questionário, elaborado pelo projeto Coastwatch Portugal, projeto europeu de educação ambiental e ciência cidadã, que incide na caracterização da biodiversidade, da zonação costeira, dos resíduos, das contaminações e das pressões naturais e antrópicas do litoral português.

Foi ainda convidada a Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro, que irá fornecer informações aos alunos, sobre as piscinas naturais existentes na zona da Malhada, da Praia de Porto Dinheiro.

A ação de dia 21, que remete para Dia Internacional da Biodiversidade, será realizada em parceria com o aspiring Geoparque Oeste, na Praia da Peralta e será dirigida aos alunos da Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras. Para além da limpeza da praia e do preenchimento do inquérito, será feita a apresentação deste aspirante a geoparque mundial da UNESCO aos presentes e um geólogo daquela entidade dará uma explicação sobre a geologia da Peralta.

A grelha das atividades é a seguinte:

Dia 20 de maio Dia 21 de maio
Praia de Porto Dinheiro Praia da Peralta
Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras
Horário da atividade: 10h30 – 15h Horário da atividade: 09h30 – 13h00
Limpeza da praia + preenchimento de inquérito Limpeza da praia + preenchimento de inquérito
Explicação – piscinas naturais Malhada Apresentação aspiring Geopaque Oeste + Explicação geologia do espaço

Fonte: CL|CCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.