Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Entre os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras

Memorando de Entendimento do aspirante Geoparque Oeste assinado na Lourinhã

Assinatura do Memorando de Entendimento

O Memorando de Entendimento entre os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras foi assinado esta quinta-feira, dia 27 de maio, na Lourinhã, com o objetivo de estabelecer os termos de cooperação destes, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

Esta sessão protocolar, realizou-se paralelamente à reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, tendo contado com a presença dos doze municípios da região Oeste, marcando assim mais uma fase importante no caminho que culminará com a apresentação da candidatura deste território a Geoparque Mundial da UNESCO.

Para o presidente da Direção da AGEO – Associação Geoparque Oeste, João Serra, “este é um momento histórico para o Oeste e para esta candidatura”. “Acredito que a dinâmica promovida por este projeto trará ao território uma dinâmica social, económica e científica muito importante para o desenvolvimento sustentável da região.”

Presente na cerimónia protocolar o presidente do Conselho Intermunicipal, Pedro Folgado afirmou que “esta candidatura é muito importante para um território que se quer afirmar como uma referência nas áreas da ciência, educação, turismo e desenvolvimento sustentável, e como tal, o Oeste está unido no sucesso deste projeto liderado por seis municípios.

O aspirante Geoparque Oeste compreende os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, num total de 1154km2, acolhendo cerca de 212.000 habitantes. Tem como principal base geológica o período Jurássico, onde os fósseis descobertos em todo o seu território e afloramentos de reconhecimento internacional dão corpo aos mais de 70 geossítios já levantados. Mas este aspirante Geoparque Oeste não é só dinossauros, e o património cultural, material e imaterial, aqui presente são uma referência regional e nacional nas suas diferentes dimensões.

   Fonte: CL|GCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.