Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Mariana Silva quer antigo quartel transformado num espaço de utilização pública, em respeito pelo valor ecológico da Serra de Montejunto

PEV questiona Governo sobre degradação do antigo quartel da Força Aérea no Montejunto

Visitante recente da deputada Mariana Silva à Serra de Montejunto

Apos a visita ao Montejunto realizada pela CDU Cadaval, a deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério da Defesa Nacional, sobre a existência de  um antigo quartel da Força Aérea que se encontra desativado há anos, não servindo, assim, a sua atividade principal, estando a degradar-se, em plena Serra de Montejunto.

A Serra de Montejunto integra o Sistema Montejunto-Estrela e localiza-se nos concelhos de Cadaval e Alenquer e é Paisagem protegida desde 1999. Caracteriza-se pela sua vegetação de interesse nacional, pelo valor da sua fauna e também pelo seu valor em termos geológicos.

É um espaço de grande importância ecológica, que importa valorizar e preservar numa lógica de desenvolvimento sustentável.

Em plena Serra de Montejunto existe um antigo quartel da Força Aérea que se encontra desativado há anos, não servindo, assim, a sua atividade principal, estando a degradar-se, enquanto podia ser canalizado para uma estrutura que permita o usufruto por parte da população e que represente uma mais-valia e um elemento de valorização da serra.

Nesse sentido, o Grupo Parlamentar Os Verdes entende que é oportuno procurar saber o que está previsto para estas instalações da Força Aérea em Montejunto, pelo que questionou o Governo se o Ministério da Defesa Nacional confirma que o Quartel da Força Aérea na Serra de Montejunto, ou pelo menos parte dele, se encontra desativado.

Mariana Silva quer saber se existe algum projeto para transformar o antigo quartel desativado da Força Aérea localizado na Serra de Montejunto numa infraestrutura que permita o usufruto por parte da população e a valorização do espaço e se o Governo prevê alguma data para que o antigo quartel possa ser transformado num espaço de utilização pública, em respeito pelo valor ecológico da Serra de Montejunto.

A deputada do PEV quer ainda saber se está prevista alguma cedência desta estrutura ao município do Cadaval e, em caso afirmativo, para que projeto e envolvendo que encargos.

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.