Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Ministro das Infraestruturas e Habitação revela que dinheiro virá do 'Portugal 2030'

Pedro Nuno Santos garante em comício do PS Leiria a modernização do troço Caldas - Louriçal

Intervenção de Pedro Nuno santos

O dirigente nacional do Partido Socialista (PS) e ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que foi o convidado de honra do Grande Comício do PS Leiria realizado esta quarta-feira, dia 22 de setembro, na Maceira, revelou na sua intervenção, que no programa Portugal 2030 «temos já o dinheiro para modernizar o troço da Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e o Louriçal», que serve Leiria e a região.

O evento decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Maceira e, além de Pedro Nuno Santos contou com as intervenções de Gonçalo Lopes, candidato do PS à Câmara Municipal de Leiria, de António Sales, candidato do PS à Assembleia Municipal de Leiria, e de Luís Prata, candidato do PS à Junta de Freguesia da Maceira, e contou com a apresentação dos elementos da lista candidata a esta freguesia.

O anúncio do ministro surgiu perante a exigência feita por Gonçalo Lopes ao Governo e a promessa de pugnar pela modernização da Linha do Oeste e pela construção do eixo de alta velocidade, à qual Pedro Nuno Santos deu resposta positiva, dizendo que «os desafios que o Gonçalo aqui lançou ao Governo são muito bem recebidos por nós e temos consciência de qual é a nossa responsabilidade». O dirigente socialista recordou ainda que na Linha do Oeste «o primeiro troço entre Meleças e Torres Vedras já está em obra e em janeiro entra o troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha».

Sobre a nova linha de alta velocidade, que prevê ligar Lisboa ao Porto em menos de uma hora e um quarto, com paragens em Coimbra, Leiria e Aveiro, Pedro Nuno Santos assegura que «vai dar uma centralidade a Leiria, que Leiria ainda não tem», e « vai dar uma grande oportunidade de desenvolvimento a esta cidade, que é aquilo que Leiria merece», destacando que «não se trata de um favor a Leiria, porque Leiria não precisou da linha para se modernizar e para contribuir para o desenvolvimento do País. O que estamos a fazer é justiça a Leiria, justiça a esta região, justiça a este povo, e justiça aos empresários desta região, que contribuem como poucas regiões para o desenvolvimento e criação de riqueza no País».

«A Ferrovia é o futuro na europa é o futuro em Portugal e vai ser o futuro para Leiria e esse Futuro de Leiria continuará a ser escrito pelo PS e por Gonçalo Lopes», declarou o dirigente do PS, acrescentando que «já conheço o Gonçalo Lopes há mais de 20 anos. É meu amigo e tenho um grande orgulho em vê-lo como presidente da Câmara Municipal de Leiria e pelo trabalho que já fez e que vai continuar a fazer por esta terra». Pedro Nuno Santos manifestou que «é uma honra enorme estar aqui a apoiar o meu amigo Gonçalo e continuarei a torcer por ele e com uma vontade enorme de o continuar a ajudar e a esta grande terra que é Leiria».

«Gonçalo Lopes entende bem que a autarquia tem um papel a desempenhar na atração de investimento, para que empregos mais bem remunerados se possam fixar em Leiria», destacou o dirigente nacional do PS. «As iniciativas que Gonçalo Lopes tem previstas como as zonas industriais, a criar pelo concelho, o Centro de Negócios que propõe construir no estádio, e a Start-up Leiria no novo Mercado Municipal, são iniciativas de um homem com visão para a sua terra, que não se resigna e quer que Leiria continue a destacar-se no panorama nacional como um concelho que cria riqueza, um concelho de iniciativa e um concelho empreendedor».

O ministro das Infraestruturas e da Habitação recordou que o Governo tem mais de dois mil milhões de euros destinados a apoiar a habitação, destacando que este é um aspeto prioritário. «O grande desígnio é conseguir que todos nós tenhamos o direito a ter uma casa independentemente do meio económico onde nós nascemos. Todos temos direito a uma casa e isso é uma responsabilidade coletiva», alertou. Pedro Nuno Santo elogiou ainda o programa eleitoral de Gonçalo Lopes no que refere à criação de emprego, habitação e apoio à família. «Quando vemos nas preocupações do Gonçalo aumentar os lugares de creches e diminuir os encargos das famílias, o que estamos a fazer é dar resposta às três maiores preocupações das jovens famílias: emprego, casa e condições para criar família».

Intervenção de Gonçalo Lopes no Pavilhão Gimnodesportivo da Maceira

Gonçalo Lopes, na sua intervenção, destacou a necessidade de mudar hábitos e comportamentos, face à alteração de paradigma causado pela pandemia e perante as consequências já visíveis das alterações climáticas, considerando que, «inevitavelmente, essa mudança terá de passar pela mobilidade». O candidato do PS à Câmara Municipal de Leiria reconheceu a «importância de aproximar as freguesias limítrofes do concelho à cidade, mas, sobretudo, a necessidade de criar condições para que possam ser encurtadas distâncias entre o concelho com os outros pontos do País», e salientou «a tradição da Maceira ligada à indústria, assim como a proximidade à Marinha Grande», reforçando a pertinência de discutir o tema da mobilidade enquanto dinamizador da economia para o concelho».

«O investimento na criação do eixo de alta velocidade ferroviário vai permitir mudar o paradigma da mobilidade na nossa região. Vai unir várias capitais de distrito com as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, que a partir daí permitirão a ligação a vários países europeus por esta via», sustenta Gonçalo Lopes. «O concelho poder-se-á tornar, inclusive, numa alternativa viável para residência de quem trabalhe nestas duas cidades e procure alojamento mais acessível», acrescentou. Para o candidato é uma oportunidade que o concelho não pode perder, assim como a requalificação da Linha do Oeste, que «será fundamental para o escoamento de mercadorias das empresas desta região, que é uma das mais exportadoras do País», exigindo ao Governo o empenho necessário para concretizar estas obras e dar resposta aos desafios que agora se impõem.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.