Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 16/1/2021

Empreitada de recuperação e requalificação da Igreja de São João Baptista vai avançar

A Câmara Municipal de Tomar deliberou na última reunião do ano a adjudicação da empreitada de recuperação/requalificação da Igreja de S. João Baptista à empresa concorrente SIGNINUM – Gestão de Património Cultural, finalizando assim o concurso público realizado para o efeito.

Esta será uma obra no valor de 1.589.680,99€, candidatada pelo município a fundos europeus que financiarão a 85%, em parceria com a Vigararia de Tomar (que custeou o projeto), e que pretende fazer face aos problemas graves de infiltrações em vários locais, nomeadamente nas coberturas que estão a colocar em risco a estrutura e segurança do edifício.

Pretende ainda dotar o monumento cujo início de construção remonta ao século XIV, de melhores condições para a sua utilização, tanto na diária como na visita mais turística, por exemplo na possibilidade de acesso à torre.

Este é mais um exemplo recente, a juntar à Sinagoga e ao Aqueduto dos Pegões, onde o município se substitui ao estado central na defesa e valorização do nosso património.

Fonte: GCI|CMT