Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

S.A.Marionetas resistiu à pandemia e manteve a atividade (possível) em 2020

Mariolinda Tradespi – a Drag Influencer que faltava!

O grupo de teatro S.A.Marionetas divulgou o balanço (possível) de 2020, um ano atípico afetado pela pandemia de COVID-19. Em 2020, o grupo constituído por José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira começou o ano a receber o Prémio de “Melhor Música Original” pelo espetáculo Consonância com o pianista Daniel Bernardes, atribuído pelo blogue Guia dos Teatros.

Logo depois, e como todos, o grupo teatral de Alcobaça ficou parado aguardando melhores dias. Ainda assim, em 2020, conseguiram apresentar 15 sessões de cinco produções diferentes e orientar oito formações em construção e manipulação de marionetas de várias técnicas.

Participaram nos eventos: Mariofa Festival Internacional de Marionetas, Objetos e Formas Animadas (Funchal), May Faire on line (Londres), RHI Stage on line, Fora dos Eixos (Santa Maria da Feira), Onda de Verão (Santa Cruz), Estado de Excepção (Monte Real) e Momentos de Natal (Alcobaça).

Momento marcante na vida cultural da cidade, a 23º edição do Festival Marionetas na Cidade em Alcobaça esgotou todos os 11 espetáculos de 10 companhias que apresentaram 26 sessões em 3 dias.

O grupo de teatro S.A.Marionetas participou também na campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência domestica 54 segundos promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa.

Em termos televisivos, participaram, no Canal Q, no programa É a vida Alvim, para promover a sua última produção A Viagem de Sophia e, no programa da RTPPlay Andarilho- Vou ali já venho, onde relaram a sua viagem de 23 anos a trabalhar para o boneco.

Outro projeto que os deixou muito orgulhosos foi restauração das marionetas do musical Avenida Q (que tinham construído em 2016), e que acaba agora a sua quarta temporada, com lotações praticamente sempre esgotadas, no Teatro Maria Matos.

O final do ano foi para o lançamento do seu mais recente projeto: Mariolinda Tradespi – a Drag Influencer que faltava! Este é um projeto a desenvolver nas redes sociais e pretende ser um espaço de diversão mas também de reflexão para diversos assuntos.

“Está a ser difícil manter a atividade, mas graças ao esforço de várias entidades públicas e privadas a companhia S.A.Marionetas vai resistindo a todo este mundo novo. Agradecemos do fundo do coração a todos os que têm acreditado que este projeto tem futuro”, resumem.

O grupo de teatro S.A.Marionetas agradecem o apoio da República Portuguesa Cultura – DGArtes|Direcção Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundo de Solidariedade para a Cultura, Câmara Municipal de Alcobaça, União de Freguesias Alcobaça e Vestiaria, Pensão Corações Unidos, Hotel Santa Maria, Tasca Zé da Loja, e ao público – o mais importante de todos – que apesar de todas as restrições continua a acreditar e a apoiar o seu trabalho.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.