Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 16/1/2021

Seis formas de manter a sua casa de madeira

Casa de madeira bem de conservada

Viver numa casa de madeira é uma experiência extremamente gratificante. É viver num ambiente mais saudável, com maior eficiência energética e em maior proximidade com a natureza. Contudo, viver numa habitação deste tipo tem também outro lado, mais desconhecido da maioria das pessoas: as casas de madeira requerem uma manutenção cuidada e atenta.

Em maestrocasas.pt encontra tudo o que precisa de saber sobre como manter a sua casa de madeira impecável, mas para facilitarmos a sua vida reunimos um conjunto de dicas que vão ajudar a que a sua habitação se mantenha tão atrativa, segura e cómoda como quando era nova.

1.      Ter atenção aos cursos de água e aos danos provocados pela água

A existência de declives perto da casa pode ter um grande impacto na forma como a água flui durante a época das chuvas. Uma manutenção inadequada dos cursos de água que circundam a habitação pode conduzir a danos estruturais.

Assim, é essencial garantir que a água que cai perto da habitação flui, sem qualquer impedimento, e não se concentra na estrutura. Também é importante identificar eventuais danos provocados pela água tão rapidamente quanto possível, para que se possa proceder desde logo à necessária reparação.

2.      Verifique o escoamento

Folhas e detritos podem entupir o escoamento, o que muitas vezes resulta na drenagem ineficiente da água. Como resultado, podem ocorrer infiltrações e até danos na estrutura da casa.

Uma solução simples para impedir que os detritos possam entupir os tubos de escoamento é colocar uma rede com malha fina e robusta no topo de cada calha. Desta forma, consegue-se impedir que objetos sólidos entrem nos tubos e provoquem os entupimentos.

3.      Limpe o terreno

O terreno em redor da habitação deve ser limpo, para que não exista qualquer vegetação a menos de 1 metro das paredes exteriores da casa. Esta simples medida contribui para afastar a água, insetos e outros tipos de detritos que poderiam afetar as paredes.

Adicionalmente, ao manter o terreno em redor da sua casa limpo, também a estará a proteger do risco de incêndio, especialmente se a habitação se localiza numa área arborizada.

4.      Ter atenção ao apodrecimento da madeira

Deve analisar regularmente o aspeto das paredes exteriores da sua casa. Caso repare em manchas negras ou com uma tonalidade entre o verde e o cinzento, poderá estar a identificar o surgimento de mofo ou bolor.

Em vez de ter que proceder a reparações regulares, é melhor investir na aplicação de um bom produtor protetor da madeira.

5.      Optar por beirais ou saliências

Um telhado com beirais ou saliências garante proteção adicional, permitindo que a casa não fique tão exposta aos elementos. Assim, para melhor conservação da sua casa de madeira é recomendável garantir que o telhado tem beirais com pelo menos 60 a 90 centímetros de profundidade.

6.      Plantar árvores nas proximidades

Em último ligar, recomenda-se que plante árvores nas proximidades, por forma a oferecer maior proteção à habitação. Quando colocadas de forma estratégica, as árvores podem ajudar a reduzir o impacto do vento na habitação.

Não esquecendo nunca que as árvores devem ser plantadas a uma distância segura da casa, para que em caso de incêndio o risco de o mesmo alastrar à casa seja reduzido.

Encontra mais informação e conselhos sobre a manutenção das casas de madeira no site da empresa maestrocasas.pt, uma empresa especialista na construção de casas de madeira.