Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 16/1/2021

Alcobaça e Torres Vedras ultrapassam os 400 casos ativos de COVID-19

Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira

O concelho de Alcobaça ao dia regista, no dia 7 de janeiro, 422 casos ativos de Covid-19, 789 curados e 21 falecidos.

Em face destes números extremamente preocupantes,o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça anunciou na sua página de Facebook a convocação com urgência da Comissão Municipal de Proteção Civil para recolha de informações de todos os agentes de proteção civil e autoridades de saúde, nomeadamente na análise epidemiológica e sistematização dos dados ao nível de casos recuperados, considerando que para tomar decisões corretas é necessário ter informações absolutamente seguras.

Paulo Inácio informa ainda os alcobacenses que o Governo da República deverá inevitavelmente reclassificar o concelho para o nível de risco “muito elevado”, à semelhança da maior parte da região Oeste. Isto implica um reforço substancial de restrições extensíveis a todo o País e, entretanto, anunciadas pelo Governo.

     Torres Vedras segue tendência da Região Oeste

A 6 de janeiro, o concelho de Torres Vedras contava com 424 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 221 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 679 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 47 novos casos confirmados e 18 novos casos recuperados. Infelizmente, o Concelho registou, ainda, um novo óbito.

Até ao momento, não foi possível atualizar a distribuição por freguesias dos novos casos confirmados, novos casos recuperados e óbitos de dia 6 de janeiro. Esta informação será atualizada assim que possível.

No total, foram contabilizados 2358 casos confirmados, dos quais 1900 recuperados. Desde que a pandemia chegou ao Concelho, há, infelizmente, 34 óbitos a lamentar.

O cluster de casos de COVID-19 associados a empresas agrícolas apresentava 11 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, registando quatro novos casos recuperados.

O cluster de COVID-19 localizado no Lar Vida Maior, em Maceira, na freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, contava com 11 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, registando um novo caso recuperado.

O cluster de casos de COVID-19 associados ao Hospital de Torres Vedras registava 57 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, apresentando um novo caso recuperado. Infelizmente este cluster regista, ainda, um novo óbito.

    Portugal com novo recorde de infeções e mortes por COVID-19

Portugal regista esta sexta-feira, dia 8 de janeiro, 10.176 novos casos de COVID-19, um novo recorde, culminando três dias consecutivos na ordem dos 10 mil casos. A lamentar também a morte de 118 pessoas infetadas com o novo coronavírus. O terceiro máximo atingido hoje deve-se aos 98.938 casos ativos registados em Portugal.