Edição: 243

Diretor: Mário Lopes

Data: 27/2/2021

Ampliação da ALE de Porto de Mós será o maior investimento de sempre do concelho

2021-01-09 12:31:26

 

Obra terá um valor superior a 4 milhões de euros

O lançamento do concurso público para construção das infraestruturas de ampliação da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós foi aprovado na reunião de Câmara do dia 7 de janeiro.

Uma empreitada cujo valor base é de 4.212.234€, a obra de maior dimensão alguma vez lançada pelo Município de Porto de Mós, e que inclui a construção da rede viária, rede de abastecimento de água, redes de drenagem de águas pluviais e residuais, rede elétrica, rede de telecomunicações, rede de gás e construção de espaços verdes.

A par desta empreitada, o Município investiu nos últimos 2 anos cerca de 1,2 milhões de Euros na aquisição dos terrenos necessários para a sua ampliação.

A ALE de Porto de Mós, com uma localização de excelência, junto aos principais eixos rodoviários (IC2/IC9 e A19 (com ligação à A1 e A8), depois de integralmente concluída passará a ter uma área de 121HA, que corresponde a uma ampliação de 65HA (mais do dobro do existente), sendo disponibilizados na 1ª fase 38 novos lotes.

O lançamento do concurso público para execução das infraestruturas resulta de todo um complexo processo burocrático, que vai desde a aprovação do Plano Pormenor, aquisição e registo dos terrenos a maios de 50 proprietários, contratação e aprovação do projeto das infraestruturas, assim como os respetivos pareceres favoráveis de todas as Entidades, incluindo da Agência Portuguesa do Ambiente para aprovação da obrigatória Avaliação de Impacto Ambiental.

De referir ainda que o Município de Porto de Mós tem aprovado o anteprojeto da 2ª fase da ampliação, tendo já sido manifestada intenção junto da CCDRC para a candidatura a fundos comunitários e sua posterior concretização.

Estamos perante um momento marcante e que releva a importância que este Executivo dá ao desenvolvimento económico do concelho, possibilitando a expansão e implementação de novas empresas, que já manifestaram intenção de se instalar na ALE com a consequente criação de postos de trabalho. Este é um investimento que dá seguimento à estratégia do Município para captação de investimento, fixação de novos residentes e que permite potenciar o desenvolvimento económico e social do concelho de Porto de Mós.

Fonte: JM|GAP|CMS

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.