Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Batalha prepara confinamento anunciado para todo o país e avança com medidas já terça-feira

Tenda da USF da Batalha

A Câmara Municipal da Batalha no final da sua reunião desta segunda-feira, dia 11 de janeiro, face à avaliação da evolução epidemiológica no Concelho, considerada uma situação muito grave, e antecipando o confinamento anunciado para todo o País, decidiu manter o programa municipal de distribuição de máscaras e de apoio à população para a realização de testes à Covid-19, mas também irá implementar medidas de redução de contactos nos serviços municipais e no funcionamento das Escolas.

Serão igualmente retomados os serviços de apoio domiciliários às famílias carenciadas e menores condições de mobilidade, designadamente de entrega de produtos alimentares e medicamentos, bem assim serão reforçadas as condições de acolhimento de emergência, para situações de isolamento profilático em que as famílias não disponham de condições habitacionais para o efeito.

Os apoios ao ensino à distância serão também reforçados, face ao número crescente de alunos que se encontram em regime de quarentena preventiva, procurando garantir a todos os alunos condições de aprendizagem, mesmo quando ausentes do espaço escolar. Neste domínio, a autarquia em articulação com o Agrupamento de Escolas, tem igualmente preparado o cenário de encerramento das escolas, caso o Governo assim o decida ou por motivos de prevenção da saúde da comunidade educativa.

Na eventualidade do encerramento de escolas, o município da Batalha também antecipada a disponibilização de serviços de acompanhamento e refeições aos filhos dos profissionais de saúde e pessoal dos serviços essenciais (Bombeiros, GNR, lares e unidade de cuidados continuados), medida que envolve 3 centros educativos – Batalha, São Mamede e Reguengo do Fetal – e ainda uma equipa de profissionais educativos com formação específica para o efeito.

“No plano definido, cada escola vai começar por ter capacidade para acolher no máximo 10 crianças até aos 12 anos, no período da 07:30 às 19:00, mas, consoante as necessidades identificadas, há possibilidade de adaptarmos quer essa lotação, quer o horário de funcionamento”, esclarece o autarca local.

“As medidas previstas serão implementadas em função da necessidade da nossa Comunidade e visam sobretudo prevenir situações de rutura e ampliar os apoios às famílias e profissionais que residam no Concelho da Batalha”. “Vamos também continuar a apoiar os doentes com a Covid-19, bem assim as empresas e negócios mais afetados por esta crise pandémica”, esclarece Paulo Batista Santos, presidente da câmara municipal da Batalha.

  Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.