Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Projeto Velhos Amigos em Alcobaça apoia idosos em isolamento social e carência económica

Sílvia Marquês

Velhos Amigos é um projeto que apoia idosos em situação de Isolamento Social e Carência Económica, através da mobilização da comunidade civil. Todos os sábados voluntários visitam os idosos, monitorizam o seu estado de saúde, fazem levantamento de necessidades várias e entregam refeições quentes, cedidas por restaurantes solidários.

Durante a semana, a equipa técnica, sempre que necessário, faz o acompanhamento psicossocial e procura dar resposta às necessidades identificadas pelos voluntários através de parcerias na comunidade.

Em 2020 um conjunto de alcobacenses, alguns já voluntários no Projeto Velhos Amigos em Leiria decidiram trazer o projeto para Alcobaça. Foram realizadas várias apresentações do Projeto aos organismos públicos e a diversos parceiros sociais. O projeto Velhos Amigos procura ser uma resposta complementar na comunidade, sendo fundamental o trabalho em rede e a constante articulação interinstitucional.

Velhos Amigos começou em Alcobaça em Dezembro de 2020 com uma equipa de oito voluntários, dois idosos sinalizados pela Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro, e dois restaurantes solidários “O Vieira” e a “Churrasqueira Caldeira”.

Ainda sobre o início do projeto em Alcobaça, e pelas palavras de Sílvia Marquês, voluntária que aceitou o desafio de coordenar o projeto localmente, pode ser lido o seguinte artigo: https://atlaspeoplelikeus.org/2021/01/07/velhos-amigos-emalcobaca/.

Um projeto by ATLAS – People Like Uss

Velhos Amigos é um Projeto Promovido pela ONGD ATLAS – People Like Us desde 2009.

Atualmente o projeto encontra-se ativo em 5 municípios: Coimbra, Pombal, Leiria, Marinha Grande e Alcobaça.

    Fonte: ATLAS

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.