Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Central termoelétrica de Sines encerra após 35 anos de atividade

Central Termoelétrica de Sines

A Central termoelétrica de Sines, que operava com combustíveis fosseis,  completou esta quinta-feira, 14 de janeiro, o seu último dia de atividade, após 35 anos em operação. Sendo a maior central portuguesa, teve um papel estratégico no abastecimento de energia do país e na segurança do sistema elétrico nacional – um contributo que foi diminuindo face à crescente produção de energia a partir de fontes renováveis e que termina agora, em alinhamento com os compromissos de descarbonização e de transição energética da empresa e da economia nacional.

      EDP lança projeto ‘Futuro Ativo Sines’ para promover iniciativas de apoio à região

A EDP quer manter a sua ligação a Sines e às comunidades locais com as quais tem colaborado ativamente nas últimas décadas. Nesse sentido, e sob o mote ‘FAS – Futuro Ativo Sines’, iniciou duas frentes de trabalho através das quais pretende desenvolver uma série de iniciativas que possam contribuir para uma reconversão da economia e emprego na região.

A primeira frente de trabalho envolve um estudo prospetivo da economia local, que está a ser feito pela Universidade de Évora em parceria com o Instituto Superior Técnico. Este trabalho de avaliação, que conta com a auscultação de diversas entidades da região, tem como objetivo avaliar e identificar as oportunidades mais dinâmicas para potenciar o desenvolvimento social e económico daquele território.

Uma segunda frente envolve a criação de um Gabinete Local de Encaminhamento Social (GLES), em parceria com a Câmara Municipal de Sines e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, que pretende, numa fase inicial, dar apoio direto aos trabalhadores da Central de Sines, incluindo os seus agregados familiares, e alargar esse apoio à restante população local numa fase posterior. Este gabinete, que irá funcionar no Sines Tecnopolo, irá assim funcionar como uma espécie de plataforma a partir da qual se desenvolvem outras medidas incluídas neste projeto ‘Futuro Ativo Sines’.

Entre essas iniciativas está previsto o NAU, programa de apoio ao empreendedorismo, que irá selecionar, apoiar e acelerar projetos para pequenos negócios locais. Em paralelo, a EDP compromete-se a manter durante o próximo ano os seus programas de investimento social no território, como é o caso do ‘Partilha com Energia’ (que envolve escolas da região), do ‘Tradições’ (para apoio às artes e ofícios locais) e da doação de viaturas. O programa de Voluntariado EDP também estará disponível dentro deste projeto.

Para saber mais sobre o projeto e as iniciativas previstas em Sines, consulte a informação no site da EDP.

    Fonte: EDP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.