Edição: 244

Diretor: Mário Lopes

Data: 2/3/2021

Voto antecipado para as Eleições Presidenciais 2021 decorre este domingo até às 19 horas

2021-01-17 12:10:47

Mais de 500 pessoas inscreveram-se para votar antecipadamente no Cartaxo

Mais de quinhentas pessoas (564) responderam ao apelo da Câmara Municipal do Cartaxo e estão inscritas para voto antecipado em mobilidade. As mesas de voto vão estar abertas das 8h00 às 19h00 de dia 17 de janeiro, domingo, no edifício-sede do município.

As Eleições Presidenciais de 2021, a decorrer em plena pandemia, trouxeram a novidade de o voto antecipado em mobilidade ter sido alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional, desde que se inscrevessem previamente.

A inscrição decorreu de 10 a 14 de janeiro, conforme informação disponível na plataforma eletrónica  www.votoantecipado.mai.gov.pt e foi “um sucesso no concelho do Cartaxo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro.

A Câmara Municipal do Cartaxo apelou aos eleitores para escolherem esta possibilidade de exercerem o direito de voto, com a convicção de que “cada eleitor que votasse antecipadamente, seria um eleitor que iria aliviar o número de pessoas a votar nas mesas de voto habituais, no dia 24 de janeiro”, explicou Pedro Magalhães Ribeiro.

Terminadas as inscrições, o autarca informou que “mais de quinhentas pessoas escolheram votar antecipadamente”, o que levou a Câmara Municipal a solicitar a abertura de mais uma mesa de voto.

O presidente da Câmara Municipal lembrou que “os eleitores inscritos que, por alguma razão, não possam cumprir o seu direito de voto no próximo domingo, dia 17 de janeiro, poderão ainda fazê-lo no dia 24 de janeiro, na secção de voto onde estão recenseados”.

Os eleitores que escolheram votar antecipadamente devem dirigir-se ao edifício-sede do município, entre as 8h00 e as 19h00 de dia 17 de janeiro, onde se vão estar instaladas as duas mesas de voto.

O autarca lembrou que estão criadas todas as condições para que os eleitores possam “exercer seu direito de voto em segurança, mas também para que os cidadãos e cidadãs que integram as mesas de voto, possam estar seguros” – os membros das mesas de voto cumprirão distância entre si, terão máscaras e viseiras disponíveis e todas as mesas de voto terão álcool gel para desinfeção das mãos.

Os eleitores deverão respeitar as medidas de prevenção de contágio – uso de máscara, cumprimento da distância entre outros eleitores, enquanto aguardam pela sua vez de votar, desinfeção das mãos e uso de caneta ou esferográfica própria.

Concelho de Pombal com voto antecipado em duas mesas no edifício dos Paços do Concelho

Cerca de 600 eleitores vão exercer o seu direito de voto para as eleições do Presidente da República no próximo domingo, 17 de janeiro, no concelho de Pombal, no âmbito do voto antecipado em mobilidade.

A Câmara Municipal de Pombal terá em funcionamento no edifício dos Paços do Concelho duas mesas de voto, assegurada por dez agentes eleitorais, bem como as condições necessárias para que o ato eleitoral se processe em segurança.

Por outro lado, no âmbito do voto antecipado para eleitores em confinamento obrigatório, encontram-se inscritas, até ao momento, 28 pessoas de seis freguesias distintas. A recolha dos, votos no domicílio, que decorrerá entre os dias 19 e 20, estará a cargo de quatro equipas constituídas por representantes do Presidente da Câmara, podendo ser acompanhadas por delegados das candidaturas.

Em termos logísticos, a operação obrigou que fossem reforçadas medidas de segurança, dotando os respetivos membros das equipas com kits de equipamentos de proteção individual, compostos por bata, luvas, máscaras, viseiras e álcool-gel, cumprindo todas as orientações das autoridades sanitárias.

Quanto ao voto antecipado relativo a idosos acolhidos em estruturas residenciais, ainda não se existem, até ao momento, inscrições efetuadas para o efeito, estando o processo em curso numa articulação entre o Instituto da Segurança Social e as várias Instituições Particulares de Solidariedade Social.

De referir que para as eleições do dia 14 de janeiro encontram-se inscritos no concelho de Pombal 49 286 eleitores, que poderão exercer o seu direito de voto em 61 secções de voto (mais duas que em eleições anteriores), distribuídas pelas 13 Freguesias do concelho. Um processo eleitoral que irá envolver mais de três centenas de 305 agentes eleitorais.

   Fonte: GIC|CMC e GC|CMP

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.