Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

ANAFRE de Leiria apela ao fecho de escolas e orientações claras da DGS sobre Presidenciais

Pedro Pimpão, presidente da ANAFRE de Leiria

A Distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) junta, no dia 20 de janeiro, a sua voz aos especialistas que alertam para a situação gravíssima que se vive no país. Nesta fase da pandemia por Covid19, em que Portugal está, à escala planetária, com uma das situações mais críticas no que toca a novos infetados e a número de óbitos por dia, importa fazer um confinamento real. Ficar em casa não pode continuar a ser uma regra apenas no papel, sendo relegada para segundo plano pelo elevadíssimo número de exceções.

A Distrital de Leiria da ANAFRE considera urgente o encerramento dos estabelecimentos escolares, alegando que “ainda que se diga que as crianças não têm sido, felizmente, das mais afetadas pela pandemia, não deixam de poder ser transmissores do vírus, propagando o contágio aos familiares de mais idade. Para além disso, a movimentação diária de adultos que tem de acontecer por causa dos estudantes se terem de deslocar às escolas, inviabiliza um confinamento eficaz. Mais vale perder-se um mês de aulas, que pode ser recuperado reorganizando o calendário escolar do que perdermos centenas ou milhares de vidas dos nossos concidadãos que são irrecuperáveis.”

Para além do encerramento dos estabelecimentos escolares, defende-se que sejam interditos outros espaços públicos, nomeadamente, os cemitérios. Tendo em conta o ato eleitoral que está previsto ocorrer no próximo domingo, dia 24, e não havendo a possibilidade de o adiar, entende a Distrital de Leiria da ANAFRE que deveriam ser emitidas orientações claras por parte da Direção Geral de Saúde.

Pedro Pimpão, coordenador distrital de Leiria da ANAFRE, reafirma que, apesar de todos os condicionamentos e dúvidas existentes, os autarcas de freguesia estão fortemente empenhados, de forma séria e responsável, em garantir a máxima segurança dos eleitores no exercício do seu direito cívico.

Apela-se ainda a um reforço na testagem a realizar aos utentes e funcionários de lares de idosos, bem como de uma efetiva presença das forças de segurança nas ruas para fazerem cumprir o confinamento.

    Fonte: ANAFRE|Leiria

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.