Edição: 244

Diretor: Mário Lopes

Data: 2/3/2021

Centro Hospitalar de Leiria abre mais 192 camas no Hospital Santo André e Hospital de Alcobaça

2021-01-20 10:05:31

Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem acompanhado a evolução crescente da pandemia, com a revisão e adaptação dos seus procedimentos e estruturas, e com o reforço dos seus recursos e meios, de forma a continuar a disponibilizar todos os níveis de cuidados à comunidade que serve.

Devido ao novo crescimento de incidência da Covid-19 e à elevada afluência e permanência de doentes na Área Dedicada a doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU), o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria decidiu ativar o nível IV do Plano de Contingência do Serviço de Medicina Intensiva (SMI), que preconiza a disponibilização de 20 camas de nível III* (10 no SMI e 10 na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente – UCAP), e 10 camas de nível II na UCAP, com efeitos a partir de hoje, dia 19 de janeiro;

Decidiu ainda ativar o nível IV do Plano de Resposta Covid-19 – Camas Nível I, que preconiza a disponibilização de 172 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), com efeitos a 18 de janeiro.

O Conselho de Administração do CHL esclarece que as medidas agora enunciadas serão monitorizadas, e divulgada a sua atualização, sempre que considerar necessário.

O CHL informa que, neste momento, tem a seguinte ocupação de camas Covid-19: 30 camas (nível III e II) – 29 doentes internados e 172 camas (nível I) – 151 doentes internados.

Acrescem a estes dados 13 doentes Covid-19 internados na Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, ao abrigo de um protocolo estabelecido com o CHL, que prevê a utilização de camas de nível I, para alocar doentes Covid-19 sem alta clínica oriundos do CHL, e que são geridas pela Unidade de Hospitalização Domiciliária, de forma a libertar camas para os doentes mais críticos.

O CHL reitera o apelo para que os utentes com sintomas da área respiratória, antes de se dirigirem à urgência, contactem a Linha Saúde24 e dirijam-se à ADR-C, que em Leiria funciona temporariamente no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos até dia 27 de janeiro, entre as 14h00 e as 20h00 (dias úteis, fins-de-semana e feriados), ou dirijam-se às ADR-C dos seus Centros de Saúde (ver horários aqui). É muito importante travar o contágio, pelo que é fundamental os cidadãos ficarem em casa sempre que for possível e, se não for, cumprirem escrupulosamente as regras de distanciamento social, uso de máscara e etiqueta respiratória.

*As camas de tipologia III permitem receber e tratar os doentes críticos Covid-19, nomeadamente os que necessitam de ventilação mecânica invasiva, as camas de tipologia II adequam-se aos cuidados de saúde intermédios e as camas de tipologia I são as utilizadas nas enfermarias.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.