Edição: 245

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/4/23

Iniciativa Aconchegar oferece 15 camas elétricas ao Centro Hospitalar de Leiria

Camas elétricas vão servir para aumentar a capacidade ao nível dos cuidados intermédios para doentes Covid-19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu esta manhã, 23 de janeiro, 15 camas elétricas oferecidas pela iniciativa Aconchegar, que permitem equipar uma nova unidade de cuidados intermédios (nível II) no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, dedicada ao tratamento de doentes Covid-19. A nova unidade já está a ser instalada na atual área laranja do Serviço de Urgência Geral do HSA e fica em funcionamento ainda este sábado.

«Em resposta a um pedido de ajuda formulado esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, conseguimos mobilizar em tempo recorde 15 camas elétricas, 15 colchões e 30 guardas metálicas para entregar ao HSA», salienta Nuno Miguel Guerra, porta-voz da iniciativa Aconchegar. «Um obrigado especial também ao Comando Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria e ao CODIS de Braga, pela imediata colaboração no transporte urgente dos equipamentos, no sentido de operacionalizar a estrutura o mais rapidamente possível. Juntos somos mais fortes!»

O projeto Aconchegar nasceu como resposta à necessidade de levar conforto a quem mais precisa, é coordenado pela Fundação São João de Deus e pelo Chapter Português da International Association of Microsoft Channel Partners (associação de parceiros Microsoft em Portugal), contando com o apoio de um número alargado de embaixadores do setor empresarial e da sociedade civil que, sem interesses empresariais, políticos ou religiosos, contribuem para o sucesso da iniciativa. O objetivo do projeto é ajudar a equipar Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) e hospitais, através da aquisição e doação de equipamentos necessários ao reforço da capacidade de internamento destas estruturas, nomeadamente com a aquisição de camas articuladas manuais e elétricas, guardas metálicas e colchões anti-escaras.

«Estamos muito gratos com a prontidão de resposta e com esta oferta da Iniciativa Aconchegar, que possibilita aumentar a nossa capacidade ao nível dos cuidados intermédios para doentes Covid-19, tão necessária no atual período de pressão em que vivemos», enfatiza Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Reconhecemos e louvamos a importância destas iniciativas solidárias da sociedade civil, que nos ajudam a manter a prestação adequada de cuidados de saúde.»

As ofertas e doações são entregues diretamente nas EAR e nos hospitais, em função dos pedidos de ajuda recebidos e de acordo com as prioridades existentes no terreno.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.