Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Considerando não ter havido informação por parte da Câmara Municipal

CDU comunica aos utentes a reorganização dos Serviços de Saúde na Nazaré

Logótipo da CDU da Nazaré

O grupo de trabalho da CDU da Nazaré tomou conhecimento, através de várias informações facultadas por alguns utentes do Centro de Saúde de Valado dos Frades, de que estavam a ocorrer movimentações tendo em conta eventuais mudanças naquela unidade de saúde, razão pela qual não tinham aceitado agendar consultas a alguns utentes no final da passada semana.

De imediato, os eleitos pela CDU na Assembleia Municipal da Nazaré (AMN) enviaram um requerimento à Câmara Municipal da Nazaré (CMN), questionando a veracidade dos factos que nos tinham sido relatados e solicitando justificações sobre a matéria em causa aos executivos da Junta de Freguesia do Valado dos Frades e da CMN.

Por resposta ao requerimento que a CDU enviou à CMN, e que esta reenviou à direção do ACES Oeste Norte (ACES-ON) para obter as necessárias respostas às questões, a CDU ficou a saber, e nesse sentido informa toda a população, que está em curso uma reorganização das unidades de saúde na Nazaré, o que levou a algumas alterações.

Essa reorganização prende-se com o facto de desde o dia 01 de Fevereiro não estar ativo no Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré qualquer serviço da responsabilidade do ACES-ON, leia-se Serviço Nacional de Saúde. Assim, parte da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP Nazaré), que funcionava ainda naquele local, foi recolocada no novo edifício da Unidade de Saúde da Nazaré.

Será, também, neste novo local, que funciona desde o dia 29 de janeiro o Atendimento Complementar da Nazaré, antigo SAP, durante os dias de semana das 20 às 24 horas e aos fins de semana e feriados das 14 às 24 horas.

A CDU lamenta que a Câmara Municipal não tenha comunicado à população de forma oficial e atempadamente as alterações ocorridas nestes serviços, para que os utentes estivessem informados do novo local, só o fazendo agora, obtidas as respostas do ACES-ON ao seu requerimento.

Quanto ao pólo de Valado dos Frades, a CDU comunica que “não haverá qualquer alteração de local ou de serviços prestados à população daquela freguesia, mantendo-se em funcionamento os serviços de saúde naquela unidade com dois médicos, dois enfermeiros e dois assistentes técnicos, que migraram da antiga UCSP, segundo as respostas da direção do ACES-ON. Muito gostaríamos que os problemas de falta de clínicos neste pólo se resolvesse agora de forma definitiva, no entanto fica aqui mais uma vez o compromisso da CDU em continuar esta luta para que se reforce, em todas as suas dimensões, o Serviço Nacional de Saúde.”

A CDU entende como fundamentais estas informações para a população da freguesia de Valado dos Frades, mas também para a população da Nazaré, pois nenhuma informação oficial foi prestada em tempo útil por quem deveria ter esse cuidado e obrigação, mormente neste momento de conturbadas dificuldades sanitárias que todos vivemos, evitando-se constrangimentos e deslocações desnecessárias a quem procurou aqueles serviços.

A CDU regozija-se com as notícias recebidas da direção do ACES-ON e valoriza a rápida resposta às questões colocadas no seu requerimento sobre a manutenção dos serviços de saúde no pólo de Valado dos Frades, acrescentando outras informações importantes. Assim, aguarda que as restantes falhas apontadas, e não respondidas concretamente, sejam rapidamente solucionadas a bem de todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde, prometendo que continuarão alerta.

O Grupo de Trabalho da CDU da Nazaré refere que a população do concelho da Nazaré sabe que pode contar com a CDU para continuar a luta pela melhoria das suas condições de vida e pelo desenvolvimento integral do concelho, tendo em conta as suas enormes potencialidades.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.