Edição: 252

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/11/27

Concelho regista 1111 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2

Câmara de Torres Vedras reforça apoios nas áreas sociais, saúde e economia no âmbito da COVID-19

Paços do Concelho de Torres Vedras

Em resposta à pandemia causada pela doença COVID-19, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em articulação com o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul, tem vindo a implementar um conjunto de apoios com vista a reduzir os riscos de contágio e mitigar os efeitos da pandemia.

A situação epidemiológica no Concelho levou a que fosse necessário reforçar a prestação de cuidados de saúde. Para tal, foram contratados dois enfermeiros e um médico, pelo período de 15 dias, para auxiliar na prestação de cuidados de saúde especializados em unidades de saúde e lares com clusters ativos. A contratação deste serviço teve um custo de 18 mil euros para a autarquia.

O crescimento do número de casos COVID-19 levou a um aumento da afluência ao Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e, por isso, afigurou-se necessário adquirir estruturas para apoiar a ala COVID-19 daquele hospital. Assim, a Câmara Municipal de Torres Vedras instalou estruturas fixas para apoio, durante um período previsto de quatro meses, o que terá um custo aproximado de 10 mil euros.

A autarquia está também a assegurar alojamento para dois enfermeiros de outra região, que foram mobilizados para prestar serviços no Hospital de Torres Vedras, e para as Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social, que estão a desempenhar funções em lares com clusters de casos COVID-19. O alojamento para estes profissionais, entre janeiro e março, tem um custo estimado de 45 mil euros. Sublinhe-se que existem funcionários da autarquia em regime de voluntariado a prestar apoio aos lares.

O Município garante ainda alojamento para efeitos de isolamento profilático sempre que os casos confirmados ou de alto risco não tenham condições para permanecer em alojamento domiciliário.

Atualmente, a principal estrutura para isolamento profilático de cidadãos é o Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal, onde a equipa da Colónia da Praia Azul presta serviços de apoio à monitorização de sintomas, lavagem de vestuário, recolha de lixo, confeção de refeições e vigilância 24h por dia, por forma a garantir o cumprimento das normas de isolamento. A prestação deste serviço, entre dezembro de 2020 e março de 2021, tem um custo estimado de 44 mil euros.

A campanha “Restaurantes em Casa”, que consiste na assunção por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras do valor da entrega ao domicílio das refeições dos restaurantes locais, foi reforçada. A campanha tinha inicialmente alocado o montante de 25 mil euros, dos quais cerca de 19 mil já tinham sido utilizados até 27 de janeiro.

Este montante será, assim, reforçado com mais 25 mil euros, para que seja dada continuidade à campanha, face às consecutivas renovações do Estado de Emergência. No âmbito do apoio à restauração, foi também criada uma plataforma online que centraliza toda a oferta de restauração do Concelho, a qual teve um custo de 1.500 euros.

Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras

A 5 de fevereiro, o concelho de Torres Vedras registava 1111 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 135 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 2093 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 30 novos casos confirmados e 106 novos casos recuperados. Infelizmente, o Concelho registou, ainda, dois novos óbitos.

Até ao momento, não foi possível atualizar a distribuição por freguesias dos novos casos confirmados e novos casos recuperados de dia 5 de fevereiro. Esta informação será atualizada assim que possível.

No total, foram contabilizados 5091 casos confirmados, dos quais 3844 recuperados. Desde que a pandemia chegou ao Concelho, há, infelizmente, 136 óbitos a lamentar.

Situação epidemiológica no Hospital de Torres Vedras

O cluster de casos de COVID-19 associados ao Hospital de Torres Vedras registava 56 casos ativos. No total, foram contabilizados 228 casos confirmados, dos quais 129 recuperados e 43 óbitos.

Situação epidemiológica no Lar de São José

O cluster de casos de COVID-19 no Lar de São José, na cidade de Torres Vedras, apresentava 13 casos ativos. No total, foram contabilizados 172 casos confirmados, dos quais 135 recuperados e 24 óbitos.

Situação epidemiológica no Lar de Nossa Senhora do Carmo

O cluster de casos de COVID-19 localizado no Lar de Nossa Senhora do Carmo, em Ordasqueira, registava dois casos ativos. No total, foram contabilizados 100 casos confirmados, dos quais 84 recuperados e 14 óbitos.

Situação epidemiológica no Lar Barro Senior Residence

O cluster de casos de COVID-19 no Lar Barro Senior Residence, no Barro, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, contava com dez casos ativos. No total, foram contabilizados 56 casos confirmados, dos quais 38 recuperados e oito óbitos.

Situação epidemiológica na Casa de Repouso Enseada da Harmonia

O cluster de casos de COVID-19 associados à Casa de Repouso Enseada da Harmonia, em Casal Barreirinha, na freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, apresentava três casos ativos. No total, foram contabilizados 44 casos confirmados, dos quais 31 recuperados e dez óbitos.

Situação epidemiológica no Lar Nossa Senhora D’Ajuda

O cluster de casos de COVID-19 associados ao Lar Nossa Senhora D’Ajuda, em Ramalhal, na freguesia de Ramalhal, apresentava 46 casos ativos. No total, foram contabilizados 73 casos confirmados, dos quais 15 recuperados e 12 óbitos.

Situação epidemiológica no Lar de Santo António

O cluster de casos de COVID-19 associados ao Lar de Santo António, em Campelos, na freguesia de União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, apresentava 43 casos ativos. No total, foram contabilizados 65 casos confirmados, dos quais 22 recuperados.

Situação epidemiológica nos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras

O cluster de casos de COVID-19 associados aos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, em Torres Vedras, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, contava com quatro casos ativos. No total, foram contabilizados 21 casos confirmados, dos quais 17 recuperados.

Situação epidemiológica na Casa de Repouso Costa de Prata

O cluster de casos de COVID-19 associados à Casa de Repouso Costa de Prata, em Ponte do Rol, na freguesia de Ponte do Rol, apresentava 32 casos ativos. No total, foram contabilizados 35 casos confirmados, dos quais três óbitos.

Situação epidemiológica na Casa de Repouso Década Dourada

O cluster de casos de COVID-19 associados à Casa de Repouso Década Dourada, em Palhagueiras, na freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, contava com 20 casos ativos. No total, foram contabilizados 23 casos confirmados, dos quais dois recuperados e um óbito.

    Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.