Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

37 efetivos da corporação já foram vacinados

Bombeiros Municipais do Cartaxo receberam em Santarém a 1ª dose da vacina contra a COVID-19

Vacinação decorreu na Casa do Campino

Os primeiros 22 bombeiros foram vacinados em janeiro, o segundo grupo de 15 elementos foi vacinado esta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, e a restante corporação deve receber a primeira dose da vacina na próxima semana. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, destaca o papel assumido, desde o início da pandemia, pelos Bombeiros Municipais no apoio à população e afirma que “são a nossa primeira linha de defesa”.

No âmbito do Plano de Vacinação contra a Covid-19 para Bombeiros, foram vacinados esta sexta-feira 15 elementos da corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo – a ordem de chamada foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, congratulou-se com a vacinação da corporação “estes homens e estas mulheres que assumiram, desde o início da pandemia, um papel decisivo na linha da frente do combate à Covid-19. A meia centena de efetivos da nossa corporação constitui a nossa primeira linha de defesa. A corporação como um todo e na atuação de cada profissional, soube dar uma resposta imediata, coerente e rigorosa numa situação inesperada, confusa e incerta”.

Para o autarca, a decisão de integrar os bombeiros nesta fase de vacinação “mais do que justificada, é essencial para reforçar a defesa de profissionais que têm garantido o apoio à população quer no transporte de doentes Covid-19 para unidades hospitalares, quer na prestação de cuidados pré-hospitalares, quer ainda no trabalho contínuo de descontaminação de espaços públicos e educativos do nosso concelho”.

O presidente da Câmara afirmou que os bombeiros são profissionais na linha da frente deste combate – “Estamos conscientes das dificuldades no acesso às vacinas que o país enfrenta, mas as corporações de bombeiros deveriam ter integrado o primeiro grupo de profissionais a receber a vacina porque são, quase sempre, os primeiros na cadeia de prestação de cuidados de saúde aos doentes”.

Foi esta convicção que levou à decisão de administrar a bombeiros as doses de vacinas que não foram usadas na primeira fase de vacinação de trabalhadores e utentes de lares de idosos. O que foi “uma decisão conjunta do executivo da Câmara Municipal, do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Unidade de Cuidados de Saúde”, informou Pedro Magalhães Ribeiro – “neste âmbito foram vacinados, ainda em janeiro, 22 elementos da corporação”.

Vítor Rodrigues, adjunto de comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, informou que a vacinação decorreu no centro de vacinação instalado na Casa do Campino, em Santarém – “para além destes 15 bombeiros, outro grupo de elementos da corporação tem já agendada a vacinação para a próxima semana”, explicou Vítor Rodrigues, destacando a importância da vacina para a “segurança de todas e de todos os bombeiros que atuam em diversas frentes do combate à Covid-19, enquanto mantêm o apoio a doentes não Covid e são chamados a intervir nas mais diversas situações de emergência”.

Destacando a importância de evitar surtos de Covid-19 entre as corporações de bombeiros, Vítor Rodrigues afirmou que “os bombeiros continuam a ser a primeira linha de combate e de apoio, em muitas calamidades, para além da pandemia”, com “responsabilidade na defesa da população em caso de incêndios florestais e urbanos, no apoio a vítimas de acidentes rodoviários ou em situações de catástrofe natural, para referir apenas algumas situações em que são chamados a intervir”.

    Fonte: GIC|CMC

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.