Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Monumento Nacional desde 1967

Câmara de Torres Novas investe 370 mil euros na valorização das ruínas romanas de Cardillium

Painel de mosaicos

As ruínas romanas de Villa Cardillium, situadas a dois quilómetros a sul de de Torres Novas, no sítio de Caveira, vão ser alvo de um projeto de valorização que visa requalificar o espaço, conferindo uma maior dignidade a este Monumento Nacional desde 1967 e melhorando a experiência de visitação. No total, serão investidos 370 mil euros, acrescidos de IVA.

O projeto inclui uma componente de conservação e restauro dos mosaicos e estruturas arqueológicas (que tem como valor base 153 mil euros + IVA), bem como a requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e delineamento de percurso de visita, com um custo previsto de 217 mil euros + IVA. O prazo de execução estimado é de 120 dias.

Entrada da Villa Cardillium

Pretende-se criar um centro de interpretação com uma exposição permanente, bem como uma zona de receção, casas de banho e estruturas de apoio. O projeto inclui ainda intervenções no âmbito da eficiência energética e da arquitetura paisagística, bem como a criação de circuitos de visita com passadiços em madeira.

A abertura do concurso foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 9 de fevereiro de 2021.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.