Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Para pessoas com idade superior ou igual a 80 anos e para as pessoas com 50 ou mais anos com doenças associadas

Vacinação na Batalha decorre esta sexta-feira e sábado

Autarquia garante apoio logístico, transporte e facilidades ao nível dos contactos

Esta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, começa no concelho da batalha o processo de vacinação contra a covid-19, para pessoas com idade superior ou igual a 80 anos e para as pessoas com 50 ou mais anos com doenças associadas.

Os utentes incluídos na primeira fase da vacinação, correspondem à fase 1 das prioridades definidas pelas autoridades de saúde. o processo de vacinação foi previamente preparado pelos profissionais de saúde e responsáveis municipais, desde o contacto prévio e direto como os cidadãos incluídos nesta primeira fase de vacinação que decorrerá no centro de vacinação municipal para a covid-19, instalado na zona desportiva da batalha.

Na sexta-feira, dia 19, serão vacinadas cerca de 100 pessoas, idade igual ou superior a 80 anos, de acordo com o critério da idade, definido pelas autoridades de saúde, iniciando-se pelos mais velhos das freguesias da Batalha, Golpilheira e do Reguengo do Fetal.

No sábado, dia 20, terá início a vacinação para as pessoas com 50 ou mais anos, seguindo o mesmo critério e com, pelo menos, uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca; doença coronária; insuficiência renal; doença pulmonar obstrutiva crónica (dpoc); doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Apenas poderão ser vacinadas as pessoas previamente chamadas pelas autoridades de saúde ou contactadas pelo Município da Batalha, conforme o definido e critérios fixados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em próxima sessão serão considerados os utentes da USF Condestável da Freguesia de São Mamede, bem assim os grupos etários que nesta primeira sessão, por insuficiência de vacinas, não poderão ser considerados no imediato.

A autarquia garante apoio logístico, transporte e facilidades ao nível dos contactos com as pessoas a vacinar, num processo que já está a ser preparado á cerca de duas semanas e que garante que ninguém ficará excluído da campanha de vacinação contra a Covid-19.

O Município da Batalha recorda que o processo de vacinação apenas está a iniciar e que é essencial manter as medidas de proteção e cumprir com as orientações da DGS para reduzir o risco de contágio pela Covid-19.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.