Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Utente de 108 anos está entre os vacinados

Vacinação contra a Covid-19 arranca na Marinha Grande para população prioritária

Equipa de vacinação recebeu a visita da presidente da Câmara Municipal

Teve início esta sexta-feira, 19 de fevereiro, a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, no concelho da Marinha Grande, para pessoas com mais de 80 anos e para doentes de risco com idade igual ou superior a 50 anos. A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, esteve presente no Centro de Saúde da Marinha Grande, na fase de arranque da vacinação, cujo processo tem contado com o apoio logístico da Câmara Municipal da Marinha Grande.

O critério da vacinação geral estabelecido pela DGS é dar prioridade aos cidadãos mais velhos pelo que no primeiro dia de vacinação foram inoculados 96 marinhenses entre os 92 e os 108 anos. No segundo dia, iniciar-se-á igualmente a  inoculação de 99 pessoas com mais de 50 anos com comorbilidades (doenças de risco associadas). Nos restantes dias, as vacinas serão administradas consoante o número de vacinas disponibilizadas e de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pela DGS.

A presidente refere que “é com satisfação que vejo, cerca de um ano após a propagação da pandemia, o início da vacinação dos grupos prioritários no nosso concelho, o que reforça a esperança de podermos voltar a viver dias de maior tranquilidade e de retoma social e económica”.

Cidália Ferreira, que abdicou de ser vacinada no âmbito da vacinação dos presidentes de câmara para aguardar pela fase que irá abranger a totalidade da população do seu grupo etário, constatou “a satisfação destas pessoas com mais de 92 anos, que começaram a ser inoculadas e que, deste modo, têm uma esperança adicional de ter maior resistência ao vírus”.

A autarca volta a evidenciar “o incansável trabalho de todos os profissionais de saúde, desde o início da pandemia, que tudo têm feito no combate à pandemia, a quem presto o meu mais sentido reconhecimento”.

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem trabalhado em estreita parceria com o Centro de Saúde da Marinha Grande no âmbito da prevenção e combate à Covid-19, fortalecendo a resposta concelhia à emergência nacional que todos vivemos desde o primeiro trimestre de 2020. No âmbito da campanha de vacinação contra a Covid-19, que está a ser realizada no Centro de Saúde da Marinha Grande, foi ainda preparado o Pavilhão 1 do Parque Municipal de Exposições (para eventual necessidade no caso de estarem disponíveis um número maior de vacinas). Na freguesia Vieira de Leiria a vacinação decorrerá no Pavilhão Gimnodesportivo, que já se encontra igualmente pronto para o efeito.

Fonte: GC|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.